Faça sua Inscrição

A Bíblia – Telefone para Deus!

| 14 de setembro de 2017 | 1 Comentário

Você provavelmente conhece a Bíblia, o livro mais vendido no mundo! Se você tivesse o telefone de Deus, quantas vezes por dia ligaria para Ele? Talvez ligasse para perguntar algo, para se aconselhar, para pedir uma graça, para bater um papo. Pensando bem, teríamos que ter um plano especial de telefonia para favorecer tamanha conta telefônica. Isso porque não dispensaríamos falar com Deus.

A Bíblia Sagrada

A Bíblia Sagrada é como esse telefone através do qual falamos com Deus. A Palavra de Deus é Cristo e a Bíblia é a expressão escrita dessa Palavra deixada por Deus a nós. Através dela concretamente podemos falar com Deus.

A Bíblia Sagrada - Telefone para Deus

Bem, mas um aparelho telefônico não é nada se não discarmos um número para falar com alguém. A Bíblia Sagrada tão pouco faz se não fizermos a ligação e a forma de discar para Deus com a Bíblia é a oração. Se usarmos a Bíblia como oração, ela nos leva a falar com Deus, pois quem faz a conexão da escrita, da letra da Bíblia Sagrada com a Palavra Viva – Jesus, é o Espírito Santo. Assim, se lemos a Bíblia como uma oração sob a graça do Espírito, cada texto, cada frase e palavra se torna um encontro com Deus.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” 2 Tim 3, 16.

Então podemos usar desse telefone para bastante coisa. Conforme dito no começo podemos:

    • Esclarece-nos com Deus através da Bíblia, pois nela está a Verdade que ilumina nossas inteligências para conhecermos a Deus e Suas leis. Devemos, então, estudar a Sagrada Escritura e conhecer seu conteúdo. Devemos saber desde o modo como foi escrita e elaborada, mas sobretudo conhecer a Verdade que ela traz ao mundo. Pela Bíblia Sagrada podemos conhecer a nossa fé e como ela deve transformar as nossas vidas, saber os valores corretos que devem pautar as nossas vidas.  Mas é importante saber que qualquer conhecimento que abstraímos da Palavra de Deus deve estar sujeito à Igreja, pois ela, que anunciou a fé da Bíblia Sagrada, que nos ensina a fé na Bíblia e que é a “coluna e sustentáculo da verdade” (1 Tm 3, 15).
    • Aconselhar-nos com Deus através da Bíblia, pois ela tem resposta para todas as situações que possamos viver. Para isso podemos usar de duas maneiras. A primeira e mais simples é pesquisar o que ela fala sobre o assunto que nos interessa. Claro que nisso é preciso saber contextualizar as situações para que não caiamos em interpretações fundamentalistas que, ao invés de nos levam ao bem, nos levarão ao mal. Outro modo é diante de uma situação da vida, após pedir que o Espírito Santo ilumine esse gesto, abrir a Palavra de Deus aleatoriamente e rezar com a passagem que lhe vem nas vistas. Também esse modo de usar a Bíblia Sagrada deve ser feito com sabedoria, pois sempre que daí nos vier uma palavra, uma ideia como um conselho, devemos pedir que Deus a confirme através de outros sinais e, sempre que possível, partilhar com alguém que seja experimentado na fé. Essa é uma maneira legítima de se usar da Bíblia Sagrada, pois muitos santos o fizeram.
    • Receber uma graça especial crendo, vivendo e proclamando a Palavra de Deus. Para todas as nossas necessidades e problemas a Bíblia tem para nós a “chave’ da graça de Deus. Se estamos tristes, proclamemos e vivamos os salmos de louvor; se estamos magoados nos unamos a Cristo em Suas palavras e gestos de perdão; se o mal abate sobre nossas vidas; proclamemos palavras  bíblicas de autoridade e renunciemos todo o mal em nossas vidas. Apropriando-nos da Palavra de Deus, recebemos graças sobre graças.

Bíblia, o telefone para Deus!

Conversar com Deus através da Bíblia Sagrada é a melhor maneira de se  usar esse “telefone”. Podemos ter diálogos verdadeiros e profundos com Deus a partir da Bíblia se a usarmos de maneira orante conforme a técnica da “Lectio Divina”: Ler, meditar, orar, contemplar. Os textos bíblicos são verdadeiros labirintos de mistérios divinos que nos comunicam a vida íntima de Deus. Mesmo aqueles trechos mais “batidos”, em que parece que já não se pode ter nada de novo, se lidos de forma orante, sempre trazem novas maravilhas de Deus. Por isso diz Orígenes, Padre da Igreja: “Considerai cada detalhe da Escritura. Para quem sabe cavar a fundo, cada um deles encerra um tesouro. Talvez, onde não se espera encontrar quase nada, é que estejam ocultas as preciosas jóias do mistério”.

Portanto, a Bíblia é um meio privilegiado para falar com Deus e não podemos deixar de fazê-lo. Quantas pessoas passam seus dias sem sequer tocar na Bíblia Sagrada para fazer uma ligaçãozinha que seja, mas que resolveria muitos problemas. Se descobrirmos a Bíblia como esse telefone que nos liga  Deus, não se terá coragem de passar um dia sem sequer ler um versículo bíblico.

A Oração

É verdade que muitos já não lembram mais o número do coração de Deus que é a oração e por isso não conseguem fazer da Bíblia mais do que um enfeite de oratório. Se você tem essa dificuldade, comece a rezar, pois é rezando que se aprende a rezar.

Se o seu coração hoje vibra em uma dor, sofrimento, tristeza, problema etc, talvez Deus o esteja chamando. Pegue o seu “telefone” mais próximo – que é Palavra de Deus – e atenda e verá que na Bíblia Ele fala ao seu coração. Basta o gesto simples de rezar com a bíblia para se conectar diretamente ao coração de Deus.

Então, que nós não desperdicemos esse bem, pois é grande mal quando fazemos da Bíblia simplesmente um livro sagrado. Ela o é, mas é muito mais, é Palavra do Deus vivo e apaixonado que do outro lado da linha está a esperar a sua ligação como o Pai que anseia a ligação do filho distante, do noivo que não se aguenta em esperar a ligação do amada, do amigo que só quer bater um papo… então é só ligar.

André Luís Botelho de Andrade
Fundador e Moderador Geral na Comunidade  Pantokrator

 

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: , , , , , , , , , , ,

Category: Artigos Pantokrator

Comentários (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

Sites que conectam este artigo

  1. Louvor a Misericórdia! | Comunidade Catolica Pantokrator | 6 de novembro de 2012

Deixe um comentário

Campanha do metro quadrado