Faça sua Inscrição

Epifania do Senhor

No dia 06 de janeiro, a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, epifania é a manifestação de Jesus como Messias de Israel, Filho de Deus e Salvador do mundo (§ 528). Na imagem da cena descrita no Evangelho (cf. Mt 2, 1-12), vemos que os magos, sábios que vieram de longe, de todos os cantos da terra, entram no lugar para se prostrarem diante do menino.

Epifania do Senhor

Antes, tinham vindo os pastores – almas simples que habitavam mais perto de Deus feito menino, podendo mais facilmente “ir até lá” (cf. Lc 2, 15) ter com Ele e reconhecê-l’O como Senhor. Mas agora vêm também os sábios deste mundo. Não apenas os pastores, gente simples e ignorante, mas também os sábios se prostrara m diante dele, com suas riquezas, sua sabedoria, seus tesouros.

Tudo aquilo que o mundo pagão adora se prostra para adorar o Menino Deus. Porque tudo se abala diante do nada de Deus, do mistério escondido em Deus feito criança. O coração humano treme diante da força da inocência, da fragilidade, da pureza do Menino Jesus. Abrindo seus tesouros, os magos oferecem-Lhe presentes, em sinal de adoração e submissão de todas as coisas criadas a Seu Senhorio.

Cadastre-se e receba gratuitamente todas as novidades do site por e-mail

No ouro está representada a realeza de Jesus; a mirra simboliza o profetismo de Jesus, prefigurando o Seu Sacrifício redentor; simboliza também a Sua pureza, livre do pecado; o incenso simboliza a divindade de Jesus. Com esses homens, tem início a peregrinação da humanidade rumo a Jesus Cristo: rumo àquele Deus que nasceu num estábulo, que morreu na Cruz e, Ressuscitado, permanece conosco todos os dias até ao fim do mundo (cf. Mt 28, 20).

A Igreja não é a luz, mas recebe a luz de Cristo, acolhe-a para ser por ela iluminada e para difundi-la em todo o seu esplendor por todo o mundo. Por isso o profeta Isaías nos diz: “Deixa-te iluminar! Chegou a tua luz! A glória do Senhor te ilumina. Sim, a escuridão cobre a terra, as trevas cobrem os povos, mas sobre ti brilha o Senhor, sobre ti aparece Sua Glória. As nações caminharão à tua luz, os reis, ao brilho do teu esplendor” (60, 1-3). É um convite destinado à Igreja, a Comunidade de Cristo, e também a cada um de nós, a tomar ainda mais viva consciência da missão e da responsabilidade diante do mundo em testemunhar e levar a todos Jesus, o Cristo, luz dos povos!

Kátia Maria Bouez Azzi
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: , , , ,

Category: Artigos Pantokrator

Deixe um comentário

Campanha do metro quadrado