Faça sua Inscrição

Santo André Apóstolo, o primeiro discípulo a ser chamado por Jesus

Hoje, 30 de novembro, a Liturgia celebra Santo André, primeiro discípulo a ser chamado por Jesus.

Santo André nasceu em Betsaida, inicialmente foi discípulo de João Batista, até que este o mostrou ao Cordeiro de Deus.

Santo André

Encontramos em André, três aspectos importantes que servem de exemplos para nossa caminhada: docilidade ao chamado, abertura ao Dom e entrega.

Docilidade ao chamado

Podemos dizer que André que já era “convertido”, pois seguia o precursor João Batista, mas dócil ao mover da vontade Divina, deixa se levar pela indicação de seu mestre e se põe a seguir Jesus em uma atitude de sair do comodismo e se deixar levar por esse novo desafio.
Com certeza muitos foram os chamados por Jesus, como o jovem rico cf. Mt 19,16-26, mas nem todos foram dóceis ao chamado.

Abertura do Dom

Com certeza, muitos outros foram chamados ou se dispuseram seguir Jesus, mas nem todos permaneceram, quando apareceram as dificuldades, cf. Mt 13,1-23 (parábola do semeador), poucos permaneceram, mas somente aqueles que se abriram a graça presente no chamado. Não basta somente dizer o sim, mas como a Virgem Maria, temos que viver a totalidade do sim e em André encontramos isso, pois permaneceu fiel ao seu sim inicial, porque se abriu ao Dom de Deus.

Entrega

Fruto da abertura ao Dom é a entrega, onde em uma atitude de fé se lança para realizar o objetivo de seu chamado de forma alegre e feliz e indo até o martírio se for essa a vontade de Deus, conforme André sofreu, morrendo em uma cruz na forma de X, pois não se achava digno de morrer na mesma cruz do Senhor.

E esta é uma data muito especial para a Comunidade Pantokrator, pois nela foram aprovados seus Estatutos onde estão todos os passos seguidos pelo Apóstolo André. Cabe a nós, filhos desta vocação, uma resposta sempre fiel, pois essa é a melhor forma de bem celebrarmos essa data.

Elias A. B. Gobbi
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: , , , ,

Category: Artigos Pantokrator

Deixe um comentário

Campanha do metro quadrado