Faça sua Inscrição

Solenidade de Cristo Rei do Universo

Neste domingo nossa Igreja celebra uma das mais importantes festas do calendário litúrgico, a Solenidade de Cristo Rei.

Instituída pelo Papa Pio XI em 1925, a Solenidade de Cristo Rei nasceu em resposta aos regimes políticos ateus da época que negavam os direitos de Deus e da Igreja, aliado a isso, a solenidade também surge no clima da revolução mexicana, onde cristãos eram perseguidos e enfrentavam seus algozes gritando até o último suspiro: “Viva Cristo Rei”

Mas de onde vem a realeza de Cristo?

cristo-rei-universo

No Evangelho de São João (18,33 – 36), Pilatos pergunta à Jesus: “És tu o rei dos judeus?” E Jesus lhe responde: O meu Reino não é deste mundo. Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus súditos certamente teriam pelejado para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu Reino não é deste mundo, a passagem deixa claro para nós de onde vem o poder e a realeza de Cristo, que não foi constituída entre os homens, mas excede qualquer poder que possa haver na terra, Jesus é Rei constituído pelo Pai, o Senhor do Céu e da terra.

Cristo é Rei por excelência, porque Seu reinado está acima de todas as coisas, por Ele e Nele todas as coisas foram criadas, todas as criaturas foram vivificadas, e, ao contrário do que vemos no mundo (realeza marcada pelo poder, riqueza, status), a realeza de Cristo manifestou-se na simplicidade, humildade, na pobreza de Si, na doação de Si à nós, cristãos, Seus súditos.

Mas Cristo não é um Rei que exerce sua autoridade por meio da violência, Ele não invade a nossa pátria (nosso coração, nossa vida) com exércitos e armas como vemos entre os reis dessa terra.  Jesus não conquista Seu reinado em nossas vidas com violência mas com AMOR.

Cristo não consegue estabelecer seu Reino de paz e felicidade em nossas vidas quando “elegemos” outros “reis”, outros senhores.  Cristo não disputa lugar no nosso coração, porque esse é o seu lugar por excelência, mas por amor a nós nos deixa livres para escolhermos quem governará nossas vidas, então cabe aqui uma reflexão: A quem temos entregue o governo de nossas vidas? Será que não padecemos e somos escravizados pelo “rei” do prazer, do dinheiro, dos vícios, do egoísmo, dos pecados, das desordens?

Cristo quer manifestar Seu amor e Seu poder no governo de nossas vidas, quer nos ensinar a ser homens livres e felizes e essa é a marca principal de Sua realeza.

Cristo é o Rei que seu deu inteiramente sem reservas por amor ao seu povo e do trono da Sua cruz manifestou todo o Seu poder e Soberania, vencendo por nós o que nunca ninguém havia vencido. O Rei da vida vence a morte e por Sua ressurreição nos garante um lugar na Sua morada eterna… agora com o Cristo Rei, temos acesso ao Seu Palácio Eterno, o Céu!

Que façamos essa experiência de nos deixarmos ser governados pelo Rei dos reis e Senhor dos senhores!

Viva Cristo Rei!!!

Mirian Silva
Consagrada na Comunidade Pantokrator

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: , , , , , ,

Category: Artigos Pantokrator

Deixe um comentário

Campanha do metro quadrado