Faça sua Inscrição

Vocação El Shaddai-Pantokrator: Conheça nossa história e carisma

| 7 de novembro de 2017 | 0 Comentários

A Vocação El Shaddai-Pantokrator surge na Igreja, em 1986, quando André Luís Botelho de Andrade, sentindo-se abandonado por Deus, tem uma forte experiência do “amor ciumento” de Deus a partir do texto de Is 49,15. Mas Deus não o abandonara, ao contrário, tinha um “amor devorador” por ele. A resposta a essa experiência era uma só: “Se Deus me ama e me deseja assim, só me resta uma coisa: responder a esse amor com fidelidade”. Desse modo, André começa a provocar os jovens a renunciarem ao mundo e viver uma juventude fiel ao Senhor em todas as coisas.

Em setembro de 1990, um primeiro grupo de jovens, que sentiam ecoar em seus corações esse chamado, reuniu-se pela primeira vez demarcando o início da Comunidade El Shaddai – esse era o nome da Comunidade. El Shaddai vem do hebraico e quer dizer: o Deus Poderoso, o Deus que tem ciúmes dos seus filhos.

 

Aos poucos, André e os primeiros foram entendendo que o chamado que portavam tratava-se de um carisma na Igreja, ou seja, um dom dado pelo Espírito Santo para responder, profeticamente, um desafio de um determinado tempo. O desafio era: em um mundo cada vez mais distante de Deus, testemunhar a fidelidade que se transforma em santidade cotidiana, bem como, pela evangelização gerar e formar filhos fiéis a Deus.

 

Movidos sempre pela dor da infidelidade dos homens, a Obra da Comunidade foi se desenvolvendo em inúmeras ações evangelizadoras que visam, não somente a primeira experiência de Deus, mas a maturidade cristã vivida sob a graça do Espírito e a verdade de Cristo na Igreja.

 

O entendimento do carisma foi amadurecendo, chegando à compreensão da espiritualidade específica que sustenta a nossa vida cristã.  Essa espiritualidade surge a partir da espiritualidade da Renovação Carismática Católica e da espiritualidade carmelitana. Ao mesmo tempo em que buscamos em tudo a efusão do Espírito Santo, temos como modelo de santidade e oração os santos do Carmelo – em especial, Santa Teresinha do Menino Jesus.

 

Desde o início, a Comunidade era vivida na forma de Aliança, onde os irmãos testemunham a vocação inseridos no mundo, mantendo seus trabalhos seculares e rotinas familiares. Todavia, já nos primeiros anos da fundação, André sentia brotar a forma de Vida Comum no interior da Comunidade. Foi então que, André e Tânia Kapor Botelho de Andrade, sua esposa, em fevereiro de 1998, tendo abandonado suas profissões, passam a se dedicar exclusivamente à Comunidade, constituindo um primeiro germe da forma de Vida Comum.

Em agosto de 1999, a forma de Vida Comum ganha corpo com o ingresso de novos irmãos. Com o tempo, Deus foi trazendo novos filhos para essa vocação. A partir do ingresso desses irmãos, novos estados de vida começaram a ser discernidos. Hoje, além de membros casados, solteiros e viúvos, a Comunidade é agraciada também com celibatários e sacerdotes.

 

Em 2006, ocorre a mudança do nome da Comunidade passando a se chamar Comunidade Católica Pantokrator. Pantokrator é a tradução grega do El Shaddai, significando o Todo Poderoso, remetendo-nos à figura do Cristo. Com essa mudança, Deus chama a Comunidade a aprofundar-se no mistério missionário e recapitulador do Filho encarnado, o Rei e Senhor, manifestado no ícone de Cristo PANTOKRATOR. Amadurece o mistério dentro do Carisma, onde cada um é chamado a unir sua fidelidade à fidelidade do Filho, que se encarnando, vive todas as coisas da vida do homem em fidelidade ao Pai, e assim, reconstrói  todas as coisas.

Sempre unidos à Virgem de Guadalupe, a Comunidade sente-se chamada a uma missionariedade que faz alargar o Carisma pelo mundo. Assim, surgiram as casas de missão: primeiramente em outras Dioceses no Brasil, depois na França e no Peru.

Hoje, após esses anos onde Deus foi revelando seus desígnios, a Comunidade Pantokrator e cada filho da vocação, abre-se ao sopro do Espírito Santo que faz sempre novas todas as coisas.

 

André Luis Botelho de Andrade

Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Pantokrator

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Category: Carisma, COMUNIDADE, Comunidade Pantokrator, Fundador

Deixe um comentário

Campanha do metro quadrado