Faça sua Inscrição

Cristo Rei: uma festa para combater o laicismo.

No encerramento do ano santo de 1925 o papa Pio XI insitituiu a festa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei, o ultimo domingo do mês de outubro, hoje celebrada no ultimo domingo do ano litúrgico, data também em que celebramos o Dia do Leigo. É como homem que cultuamos a realeza de Nosso Senhor na festa de Cristo Rei. Jesus Cristo foi constituído Rei pela união hipostática de sua natureza humana com a natureza divina do Filho de Deus e pela Redenção em que conquistou com seu sangue o senhorio sobre toda a Humanidade.

cristo_rei-do-universo

Pio XI instituiu a festa de Cristo Rei para combater o laicismo, que afasta os homens e a sociedade da obediência a Deus e à Sua Igreja e não reconhece nenhuma realeza de Jesus Cristo neste mundo. O laicismo tem a pretenção de fundar a vida de cada homem e a sociedade como um todo na vontade do proprio homem. E apesar da realeza de Cristo ser espiritual, como Ele mesmo disse a Pilatos, Ele veio para implantar o Reino de Deus aqui em nossa terra, iluminando as inteligencias e movendo as vontades a que se submetam, tanto individuos como nações, à Santa Lei de Deus.

Cristo, entretanto, não reivindica um governo direto nos negocios temporais. Este ele confiou aos homens, àqueles que governam os povos. Porém todos os governantes devem atender à soberania suprema de Cristo e, na ordenação temporal, nada dispor que impeça a difusão deste Reinado espiritual de Jesus. Já o que temos visto atualmente não é isso e sim o contrário. Governos querendo cada vez mais separar a autoridade de Cristo, confiada a Igreja, e os valores por Ela ensinados da sociedade, sobre a prerrogativa de uma certa liberdade religiosa.

Como católicos celebremos neste dia a realeza de Cristo e nos submetamos a Ela. Que Cristo governe nossas vidas, nossas famílias, nossa Igreja local, toda a Igreja, todo o mundo! E que o faça a partir de nós! Santifiquemos a festa de Cristo Rei com uma boa e fervorosa comunhão, renovando o firme proposito de nos empenharmos para que a legislação de nosso país e a vida familiar e social se conforme com a Santa Lei de Deus. Dentro deste propósito, está o combate ao divorcio, a legalização do aborto, toda e qualquer ordenação socialista da Sociedade que é diametralmente contraria aos desígnios de Deus. Renovemos nossa consagração ao Sagrado Coração de Jesus, este foi o pedido do Papa Pio XI. Celebremos o Dia do Leigo com o propósito de sermos verdadeiras testemunhas do Cristo Rei, vivendo em submissão à Sua Vontade, governando o que Ele nos confia com os valores do Seu Reino, como reis, que somos chamados a ser em Cristo Jesus!

Edgard S. Gonçalves
Consagrado na Comunidade Pantokrator

GOSTOU? COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS!

Tags: , , , , , , , ,

Category: Artigos Pantokrator, DESTAQUE, Liturgia

Deixe um comentário

Campanha do metro quadrado