Buscai as coisas do alto

0
buscai

A vida nos tempos de hoje é sempre levada de maneira muito agitada e independente. O mundo nos diz: Buscai crescer e progredir; buscai enriquecer, buscai ganhar o mundo! Mas a Palavra de Deus em Mateus 6, 33 nos diz: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” Nesta palavra podemos ver a verdadeira promessa de Deus para aqueles que o seguem de maneira fiel.

Deus quer através disso nos mostrar que devemos sempre colocá-lo em primeiro lugar, sabendo que Ele tudo pode, tudo alcança! Podemos então viver cada situação debaixo de suas asas, sabendo que Ele vem em nosso socorro através de Sua mão poderosa.
Se seguirmos a direção que o mundo nos dá hoje, corremos o risco de sermos pessoas individualistas, egoístas, que buscam sempre saciar os seus próprios desejos e vontades. Corremos o risco de sermos pessoas que só buscam crescer profissionalmente e que deixam de lado todos os valores da vida em Deus.

Na verdade, não nascemos para sermos sozinhos e totalmente independentes. Nem nascemos simplesmente para vencer nas etapas de nossas vidas. Fomos criados para vivermos em comunhão com os outros que estão ao nosso redor, nossa família, nossa comunidade e, em primeiro lugar, com Deus acima de tudo! E para que tudo isso ande debaixo da vontade de Deus, precisamos buscar as coisas do alto em primeiro lugar.
Quando colocamos Deus à frente de tudo, não temos como tomar a direção errada. Quando Deus nos guia, podemos viver debaixo da graça de sua perfeição. Como esperar erros quando se trata do Deus poderoso El Shaddai? Impossível!

Buscai sempre Deus em primeiro lugar e tudo estará debaixo de suas asas. Deus estando à frente, será Ele que te guiará e conduzirá nas situações mais difíceis da sua vida. Não tem como pegar o caminho errado se Ele te conduz!

“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.”

(Mateus 6, 34)

Quando continuamos a ler essa palavra em São Mateus, vemos que Deus quer tirar de nós toda preocupação exagerada. Como costumamos ser donos de nós mesmos e queremos tudo conduzir, às vezes não deixamos Deus cuidar das coisas. Se Ele nos diz: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus!”, é porque Ele quer que nos abandonemos em suas mãos e deixemos que Ele nos guie a cada instante.

Não acho que seja fácil viver tudo isso! Claro que não é! Mas aí está a riqueza da busca de fidelidade a Deus! Damos pequenos passos dentro daquilo que podemos dar e Ele vem com Sua autoridade e majestade e coloca tudo em harmonia, tudo em seu lugar.

Por isso eu te convido a buscar sempre uma vida íntima com Deus. Uma vida plena que se coloca sempre diante da presença do Altíssimo e se deixa conduzir. Peça a Deus constantemente que seu coração seja moldado ao Dele. Tenha a coragem de pedir! Não seja pequeno nos pedidos, peça grande. Peça o que precisar em nome de Jesus e isso vos será dado.

“E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.”

(São João 14, 13)

O nome de Jesus tem poder! Por isso que a Palavra nos diz que quando pedimos em seu nome, a graça nos será concedida. Não se especifica o que devemos pedir, mas a Palavra diz: Tudo!

Buscai Deus em primeiro lugar, buscai estar debaixo de suas asas, buscai seguir seus mandamentos para que esteja sempre debaixo da Sua vontade. Não tem como não dar certo! Não tem como não receber o que você pede com a fé e a certeza de que receberá.

Uma das melhores maneiras de estarmos conectados com Deus e ser guiados por Suas mãos é a nossa vida de oração. Ela tem o poder de abrir portas e nos manter sempre em pé diante das dificuldades. Se não rezamos, não temos como crescer na fé. Não crescendo na fé, não conseguimos acreditar que Deus pode nos ajudar e vir em nosso socorro.

Quando nos damos inteiramente nessa relação íntima com Deus, a nossa via de comunicação com Ele se amplia e começamos a perceber suas mãos nas situações em que vivemos. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” Tudo pode nos ser dado quando colocamos Deus à frente de tudo e de todos!

Não podemos nos preocupar só em abrir mão do apego material, mas também ao apego às pessoas. Às vezes não sentimos falta de coisas materiais, mas somos profundamente dependentes de pessoas, como se não pudéssemos viver sem elas. Isso não é verdade! As pessoas não podem ocupar um espaço em nossas vidas tirando o espaço que Deus deve ocupar.

Só Ele nos basta! Só Ele deve nos bastar! Para que você consiga viver assim intensamente, eu te convido a, sempre que tiver dificuldade, rezar com essa oração de Santa Tereza D’Ávila: “Nada te perturbe. Nada te amedronte. Tudo passa, só Deus não muda.
A paciência tudo alcança. A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta!”

Que Deus nos abençoe e nos fortaleça a cada instante! Clamo a graça de Deus sobre nós para que consigamos dar esses passos importantes e colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

Leila Engels
Consagrada na Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.