Como conciliar a Fé e a Liberdade?

0
CONAFÉC

Nos dias atuais falar de fé e liberdade na mesma frase parece difícil. A realidade é que não há sem Liberdade e a liberdade só é Livre fundamentada na Verdade.

Em um mundo polarizado e cheio de narrativas, o que é a Verdade? Como saber o que é fato ou fake? Como entender o que há de real nos acontecimentos?

A fé é um dom de Deus. Recebemos o dom da Fé e a capacidade de desenvolver a fé. A fé não é apenas dizer “Jesus é o Senhor”, mas trazer Jesus ao mundo pela minha vida. Com a fé tocamos o invisível, o impossível, o Eterno. A fé nos sustenta e dá força no dia a dia.

A Verdade é Cristo. Mas, como sustentar a fé em Cristo num mundo respaldado pelas fake News, tendo como uma das maiores a que diz que a Religião é uma questão da vida íntima e que deve ser resguardada ao quarto de cada pessoa?

A Comunidade Católica Pantokrator realiza o IV CONAFEC (Congresso Nacional sobre a Fé Católica). Nomes como Dr. Ives Gandra, Joel Gracioso, Alexandre Costa, Marcus Boeira e Raphael Tonon nos ajudarão no caminho da Fé Católica em meio aos acontecimentos de nossa época.

CONAFECSite

Muitas vezes nós mesmo, por pressão externa não amadurecemos nosso pensamento sobre a Fé. Achamos que a Igreja não deve falar sobre política, economia e assuntos sociais. Quando vemos que é necessário apresentar passaporte sanitário para ir à Missa, que a Igreja não pode abrir, mas mercados estão disponíveis, que as escolas católicas não podem ensinar nossa fé às crianças, mas o Estado é livre para ensinar ideologias doentias ou mesmo, quando as leis trabalhistas começam a ferir a dignidade do trabalhador ou mesmo a dignidade do empreendedor, reclamamos com quem? Colocamos a culpa de não fazer nada em quem? DEUS!

A Igreja não é chamada a tomar partido ou modelo socioeconômico, mas é a Mãe que instrui seus filhos por onde caminhar. Assim como a mãe que não é advogada, mas exige o ensino de seu filho e vê nele o dom para algo mais, exigindo estudo e o filho descobre em si o dom da advocacia e segue estudo e posterior carreira, a Santa Mãe Igreja, pelo dom de ser Igreja e ter mais experiência que nós, nos orienta por onde estudar, como entender os caminhos e levar outros à verdade. A Igreja não fará associações partidárias, mas nos ensinará como dialogar e como não ferir a dignidade da pessoa humana.

Vivemos um tempo de intensa secularização da fé (a retirada de Deus da vida da sociedade de da alma das pessoas). É necessário saber os fundamentos dos ataques a fé, não para condenar quem faz, mas para sustentar a nossa fé e como testemunho de nossa vivência, arrastar multidões.

Precisamos abraçar a família como núcleo central da sociedade, Igreja doméstica onde a fé nasce e é desenvolvida. A família como base da sociedade é quem nos ensina justiça e caridade. Na família brigamos, perdoamos e crescemos. Aprendemos a ser homens e mulheres maduros.

A partir daí, temos a garantia de nossa vida (do início ao fim de modo natural), crescemos em sociedade e constituímos nação. Jesus era israelita e amava seu país. Aprendeu sua língua e sua cultura e com isso nos ensina a importância de sermos cidadãos exemplares (tendo a responsabilidade civil e pela construção e desenvolvimento de nosso país) para construímos aqui a civilização do amor.

Por isso te convidamos a participar dos dias 18 a 24 de outubro do III CONAFEC e crescer na Fé Católica, para que possamos levar a beleza e a luz da Fé para aqueles que hoje estão perdidos nas trevas da ignorância e das fake News.

Leonardo Pataro
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator 

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.