Como está sua intimidade com Deus?

0
intimidade

A intimidade com Deus é um dos presentes mais extraordinários que Ele poderia nos dar, e muitos ainda não se deram conta disso. O Senhor, em sua essência divina, tão grande e Todo Poderoso, não quis ser somente um soberano distante em nossas vidas, mas nos oferece sua intimidade. Ele constantemente se revela para nós, meros pecadores, simplesmente porque deseja estar perto. Deseja ter uma relação verdadeira e profunda comigo e com você, se abaixando até nossa pequenez para nos alcançar. E ainda sim, muitas vezes o colocamos em segundo plano.
Da mesma maneira que não nos damos conta da grandiosidade do que o Senhor nos dá, também não nos damos conta do quanto nosso coração também tem sede dessa intimidade. Assim como Ele nos deseja próximos, nós o desejamos. Nosso coração lateja e sente a necessidade dessa presença divina, ainda que isso não seja muito claro no dia a dia.
Comece a reparar mais em si mesmo. Quando você sente aquela solidão profunda que incomoda, quando parece que nada está bom e algo ainda falta, quando você está carente, quando você se sente insatisfeito e não consegue entender por que… Tudo isso e muito mais são maneiras que nossa alma encontra de manifestar nosso anseio pela intimidade com a Trindade.
Ser íntimo é ser livre diante de alguém. Quando nos tornamos livres diante de Deus é que Ele pode agir verdadeiramente, seja em nossos medos, angústias, tristezas, ou também nos nossos sonhos, planos, personalidade, etc, porque é quando estamos completamente “nus” diante de Dele, sem qualquer barreira ou resistência. Por isso, uma vida cristã sem ser íntimo da Trindade é uma vida estática, sem fruto e sem sentido. Muitas vezes, ela pode até mesmo tornar-se um peso.

Íntimo de Deus como Pai

Através da intimidade com Deus Pai, o amor Todo-Poderoso paterno nos envolve e nos cuida nas pequenas situações do dia a dia. Seu ciúme e providência se manifestam nas situações do cotidiano e Ele nos faz conhecer os planos que tem para nós.

Íntimo de Cristo como Esposo

Através da intimidade com Deus Filho, vamos descobrindo (a) ser alma esposa de Cristo e nos submetemos ao seu Senhorio que nos conduz. Ele se torna a maior das minhas paixões, maior Sustento diário, fonte de cura, amor, misericórdia e redenção.

Íntimo do Espírito Santo como Amigo

Através da intimidade com o Espírito Santo, é como se ganhássemos um novo melhor amigo. Ele nos consola, fornece doces conselhos, nos desenvolve nas virtudes, se faz presente nos momentos de solidão, desenvolve nossos dons e nos inspira.
Não sejamos tolos para desperdiçar a oportunidade de ter um coração em sintonia com o Senhor. Adquirir intimidade pode levar um tempo e esforço, como qualquer relacionamento que conhecemos. É necessário descobrir mais sobre o outro, se interessar, ir atrás. Nenhum relacionamento se constrói sem diálogo e presença. Tudo isso se desenvolve através da vida de oração e do clamor ao Espírito Santo. Nosso Senhor é um Deus que deseja ser acessível a nós. Ele nos aguarda na intimidade, ansioso para se derramar.
Se sua vida de intimidade com o Senhor ainda não é profunda, não desista no meio do caminho. A Trindade só espera de nós abertura e docilidade, o resto vem por obra de Deus. Se você ainda sente muito medo de estar despido de suas barreiras diante do Senhor, lembre-se de que só tomamos conhecimento do seu Amor dessa maneira. Para sermos bons imitadores de Cristo, precisamos conhecê-lo por dentro. A intimidade é a estrada, o fio condutor, ou até mesmo o canhão que nos lança para uma vida autêntica como verdadeiros cristãos. Que não desprezemos esse presente. Ele quer nos encontrar.

Giovana Cardoso
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.