Como estudar melhor?

0
estudar

Estudar é algo presente na vida de todo ser humano, seja qual for o tipo de estudo, formal ou informal. Mas a pergunta que não cala é: como posso estudar melhor? Existe alguma técnica? Existe algum segredo?

A palavra estudo vem do latim “studiu” que significa “aplicação zelosa, ardor”, dessa forma, podemos começar concluindo que, para estudar melhor é necessário zelo, ou seja, foco, atenção, dedicação e também ardor, que podemos também entender como vontade.

Santo Agostinho dizia que nossa alma possui três faculdades: memória, inteligência e vontade. Assim, não é possível compreender alguma realidade com qualidade sem ter harmonia entre essas três faculdades.

Vontade

Você já passou por momentos de ficar horas lendo algo e não conseguir absorver? Pois bem, provavelmente pode ser “falta de vontade”. Lá no fundo, assumimos que não precisamos daquele conteúdo, então, nosso cérebro se encarrega de não absorver.

É necessário usar da humildade, entender que não somos donos da verdade, que é muito custoso obter informações, não é simplesmente ficar vendo vídeos do YouTube e sair opinando sobre algo no Facebook achando que é um especialista. O conhecimento genuíno se constrói com dedicação, força de vontade, sacrifício e experiência. Então, cuidado para não passar vergonha nas redes sociais!

Depois de uma dose de humildade, peça ao Espírito Santo para abrir seu coração à verdade, para absorver o novo, para lhe dar forças, disposição, confiando na graça, Ele agirá em seu socorro.

Inteligência

Não basta só ler, é preciso compreender de fato o que se está lendo, por isso, é importante tomar notas, fazer conexões daquilo que se está estudando com assuntos paralelos. Por exemplo, se você está estudando matemática, sobre área de uma figura geométrica, pense em como deveria ter sido feito o cálculo da quantidade de azulejos para sua casa. Faça esse exercício: pegue uma trena, meça as paredes e exercite o cálculo.

Dizem que o maior aprendizado vem quando ensinamos, então, não desperdice oportunidades de ensinar alguém sobre aquilo que aprendeu. Só cuidado pra não falar de física quântica quando estiver tentando conquistar alguém pra namorar…rsrs

Mas não viva isso sozinho, peça ao Espírito Santo, não se esqueça que quem criou as células estudadas na biologia foi Ele, as leis físicas refletem um estudo das leis que o Criador definiu para nosso planeta, veja que a tecnologia não para de evoluir e nunca chegará ao fim, pois a inteligência de Deus é inalcançável ao homem.

Memória

Bom, todo mundo sabe bem o que é, quem não quer ter memória boa? Acontece que nossa memória não é capaz de suportar a quantidade de informações que geramos e compartilhamos na internet. Isso nos leva a concluir que se não fizermos um jejum de informações, jamais teremos memória boa, precisamos focar apenas naquilo que importa.

Pense que sua memória é um depósito grande, bem estruturado, mas se você começar a depositar lixo nesse depósito, ele começará a cheirar mal. O que você tem cultivado em sua memória? Existem muitas coisas irrelevantes? Será que está precisando de uma faxina aí?

Conclusão

Precisamos entender que para estudar melhor é preciso compromisso com a verdade, independente do que seja, requer humildade, a graça de Deus e ser uma pessoa virtuosa! É triste ver que as escolas caminham cada vez mais para o oposto disso. Infelizmente, se continuar assim, as pessoas terão que procurar outro lugar para aprender a estudar.

Lucas Sturion
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.