Confiança: Confie naqueles que confiam em você

0
confiança

O oposto da confiança é a insegurança. Todos nós odiamos ter, mas não temos como fugir dela. Ela está em nós das mais diversas maneiras: insegurança em relação a si mesmo, insegurança em relação ao outro, insegurança até mesmo em relação a Deus. Não é de surpreender que ela seja o maior obstáculo em nossa trilha rumo ao Céu; muitas vezes não sabemos nem por onde começar para mudar.

Confiar como? Confiar por quê? Eu não sei quantas feridas em relação à confiança existem na sua história, mas eu sei que o Senhor usa até das mais terríveis situações para construir algo belo em nossas vidas. Ele é o Único digno de nosso total abandono, pois é o Único que sabe restaurar e nos impulsionar para a descoberta da Verdade. “Vossa intenção era de fazer-me mal, mas Deus tirou daí um bem; era para fazer, como acontece hoje, com que se conservasse a vida a um grande povo” (Gn 50, 20), diz José a seus irmãos. Desde o princípio, o Senhor age dessa forma. Quanto mais potente a insegurança, Ele pode construir a mais forte aliança com seu coração.

Se você ainda se questiona como, é simples. O Senhor te conduziu até este momento hoje, e se você está aqui diante d’Ele é porque Ele confia em você. Para restaurar o que foi perdido, o Senhor dá o primeiro passo. Ele Se dá inteiramente a você primeiro, em sacrifício diário, para te mostrar que você não precisa ter medo de se dar inteiramente a Ele também. Ele confia em ti, Ele te escolheu. “E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jacó, e te formou, Israel: “Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, és meu. Se tiveres de atravessar a água, estarei contigo. E os rios não te submergirão; se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e a chama não te consumirá.” (Is 43, 1-2). Por isso, confie em quem confia em você.

Reciprocidade

A maneira pela qual o Senhor quer que confiemos, em nós mesmos, nos outros e n’Ele, é através da reciprocidade. Ele Se derrama em amor, de maneira direta ou através das pessoas que coloca em nossas vidas – aliás, é daí que surgem as verdadeiras amizades. Todos os seres humanos buscam reciprocidade como um anseio natural. Por isso, o Senhor ama através d’Ele e dos outros, para que aprendamos a amar também.

Assim, aprendemos a confiar n’Ele e no próximo: esse é o primeiro passo para que eu aprenda a confiar em mim mesmo. Quando encontramos um amigo, em quem confio e ele confia em mim, não precisamos ter medo de olhar para quem somos através do olhar dele. Com misericórdia e honestidade, quem confia em nós é capaz de nos revelar nossa verdade, nossos dons e nossas fraquezas, sim, mas principalmente nossa potência de santidade.

Por isso, se você é inseguro, não se deixe consumir por autopiedade e desespero. Confie na potência que as pessoas ao seu redor dizem que você tem. Confie em quem aposta em você. Confie em Quem lhe confiou uma missão. O Senhor te escolheu e te escolhe todos os dias. Tenha coragem e assuma este valor, para que assim seus passos sejam concretos e suas inseguranças sejam curadas.

Giovana Cardoso
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.