Corpus Christi

0
corpus

O dia de Corpus Christi não se trata de um feriado, mas sim de um dia santo que deve ser guardado por cada católico.

Não se trata de um dia de lazer nem deve ser visto como um feriado prolongado, mas um dia em que nós católicos devemos nos colocar diante de Jesus Eucarístico para adorá-lo.

Solenidade de Corpus Christi

Para que você possa compreender um pouco da importância de se viver esse dia com devoção, conforme nos orienta a própria Igreja, saiba um pouco sobre como aconteceu a instituição de Corpus Christi.

Um fato que colaborou para a instituição da Solenidade de Corpus Christi, se trata de um grande milagre Eucarístico que ocorreu no início do século XIII.

Padre Pedro de Praga, duvidava da presença real de Cristo na Eucaristia e com isso, realizou uma peregrinação a Roma para rogar sobre o túmulo de São Pedro uma graça de fé.

Um dia, enquanto celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta de Santa Cristina, a sagrada Hóstia sangrou, manchando o corporal com preciosíssimo sangue.

A notícia chegou rapidamente ao Papa Urbano lV, que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena.

Em 1290, foi construída a belíssima Catedral de Orvieto, chamada de Lírio das Catedrais, onde ainda hoje se conservam os corporais (onde se apoia o cálice e a patena durante a missa).

Em Bolsena, também se pode ver a pedra do altar, manchada de sangue.

O decreto de Urbano lV teve pouca repercussão por que o Papa morreu logo em seguida (2 de outubro de 1264), prejudicando a difusão da festa. Mas o Papa Clemente V, tomou o assunto em suas mãos e ordenou mais uma vez a adoção desta festa, confirmando a bula de Urbano IV e tornando a festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

Em 1317, o Papa João XXII, publicou na Constituição Clementina o dever de se levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas e a partir daí, a Solenidade de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos.

No Brasil, várias cidades organizam procissões, com ruas enfeitadas com tapetes confeccionados pelos próprios fiéis.”*

Diante da instituição da Solenidade de Corpus Christi, também temos uma grande oportunidade de reparar as ofensas feitas a sagrada Eucaristia, assim como as comunhões sacrílegas, através da adoração ao Santíssimo Sacramento.

Enfim, na Solenidade de Corpus Christi, precisamos voltar o nosso olhar para Cristo, que deve ser o centro de nossa vida, reconhecendo-o como Senhor!

Que Deus te abençoe!

https://cronologiadaigreja.com/detalhe.php?id=7

https://cleofas.com.br/qual-a-origem-da-festa-de-corpus-christi/

Deise Castro
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.