Deus tem ciúmes de cada um de nós?

0
ciúmes

Deus é Pai, ama seus filhos e Ele, através desse amor infinito, tem ciúmes de cada um de nós. Parece estranho pensar que Deus tem ciúmes de nós, você já ouviu essa expressão? Pode ser que já tenha escutado ou vivenciado “ciúme humano”, como por exemplo, quando se trata dos relacionamentos pessoais ou relacionamentos amorosos ou até mesmo ter passado por experiências negativas, mas hoje Deus quer ressignificar essa palavra ciúmes trazendo um novo sentido: amor, cuidado e zelo por você.

“Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca. Eis que estas gravada na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os meus olhos ” (Is 49, 15-16).

 Quantas vezes na sua vida você se sentiu abandonado? E que Deus se esqueceu de você? As dificuldades do dia a dia ou até mesmo esses sentimentos de abandono, rejeição e desprezo podem te levar a pensar que Deus não cuida de ti.  A Palavra de Deus vem te dizer: que Deus jamais te esqueceu!

Hoje Deus quer falar com você, pare tudo o que estiver fazendo para ouvir a voz Dele que fala ao seu coração: Eu tenho olhado por ti, não sou indiferente a sua vida, suas dores, seus sofrimentos. Tenho meus olhos fixos em você. Eu tenho cuidado da sua família, do seu emprego ou do seu desemprego. Tenho me alegrado com suas alegrias, suas conquistas, te amparo quando se sente abandonado, te sustento e fortaleço quando se sente fraco.

A figura da Águia

A águia é uma ave de grande porte e de grande acuidade visual, geralmente é associada à força e coragem. Nesta passagem bíblica: “Ele encontra Seu povo no deserto, nas solidões repletas de urros selvagens. Ele o envolve, o instruí, vela sobre ele como a pupila de Seus olhos. Ele é como a águia encorajando sua ninhada: plana sobre seus filhotes, desdobra toda a sua envergadura, toma-os e os conduz sobre suas asas. O Senhor conduz sobre suas asas. O Senhor conduz sozinho o Seu povo, nenhum deus estranho o acompanha ” (Dt 32,10-12).

Como a águia cuida dos seus filhotes e os aninha debaixo de suas asas, Deus também nos protege e nos coloca debaixo da sua proteção, assim como um filhote que é totalmente dependente da águia para alimentar-se, ser aquecido. Nós, homens e mulheres, precisamos ser como criancinhas pequenas que em tudo depende do Pai, deixar-nos ser conduzidos e amados por Deus.

Partilho com vocês algo que me marcou e pude fazer uma experiência com Deus: recentemente uma irmã da Comunidade, a Leila, que tem dons artísticos, pintou um quadro: a figura da águia com seus filhotes, linda pintura. Os filhotes debaixo das asas da Águia. Deus é nosso Pai e quer seus filhos perto, debaixo da sua proteção. Ele sabe o que é melhor para cada um de nós, devemos ser gerados em Deus que conduz as nossas vidas.

O que significa: o ciúme de Deus?

Significa que Deus tem um amor ciumento por você: zelo, amor único e exclusivo. “Ou imaginais que em vão diz a Escritura: Sois amados até o ciúme pelo espírito que habita em vós? (Tg 4, 5).

Deus tem um amor devorador por você e por esse amor te deseja para Si. É um desejo de posse por sua vida, não quer te dividir com ninguém. Pode até se perguntar: e sua família, seus amigos, seu trabalho, sua esposa ou esposo, namorado ou namorada, sua casa, seu carro etc. Claro que Deus permite que você tenha pessoas na sua vida, assim como bens materiais, mas Deus deseja ocupar o primeiro lugar, e as outras coisas secundárias.

Na sua história de vida, você deve ter alguma experiência com o Amor de Deus, pode ter sido na sua infância, até mesmo na sua adolescência, na vida adulta ou hoje com mais idade. Faça memória do que Ele já realizou na sua vida: ter protegido de um assalto, cuidado dos seus filhos, sua família, a providência financeira ou alimentos, até mesmo não permitido algo lícito, porque sabia que ao te dar você se perderia e afastaria de Deus.

Lembre-se dessas experiências que você teve com Ele e com o seu amor. E se ainda não teve nenhuma experiência com o Amor de Deus: abra o seu coração. Ele se faz presente na sua vida, e tem o olhar voltado para ti; (e) é impossível calcular a dimensão desse amor por cada um de nós.

Apostar na Palavra de Deus

Na medida que se aproxima de Deus, na sua vida de oração, com a leitura da Palavra de Deus, oração pessoal, a vivência dos sacramentos: confissão, participação da missa, adoração ao Santíssimo Sacramento, leituras e filmes de santos, buscando uma intimidade, aos poucos, você vai sendo transformado por esse amor de Deus.

Automaticamente, consegue corresponder a esse amor, vai crescendo o desejo pela santidade e fidelidade de buscar as coisas do alto. Aumenta em você o desejo de que outras pessoas também façam a experiência com Deus e consequentemente de levar esse amor para todos.

Percebe-se que no texto tem várias citações bíblicas, é a Palavra de Deus para nós. Que você possa ter a Palavra como verdade absoluta para a sua vida, acreditar que ela se atualiza todos os dias. Deixar de dar ouvidos a qualquer palavra mentirosa humana ou palavras do demônio que querem tirar a paz e roubar sua alegria de ser filho de Deus.

Somos filhos de Deus e por essa filiação divina somos gerados na Palavra de Deus. Que você lembre todos os dias: Deus tem ciúmes de ti!

Juliana de Fátima Campos
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.