Dificuldade: Oportunidade de Crescimento

1

Umas das definições do dicionário Aurélio para a palavra “crescer” é: desenvolver-se de forma progressiva; amadurecer. Isso nos revela que ainda somos pequenos comparado àquilo que somos chamados a ser.

Mexa em tudo, menos no que é meu. Muitas vezes esse é também o nosso pensamento com relação à nossa vida, as nossas lutas, até mesmo as nossas dificuldades. Tomamos posse do nosso eu, daquilo em que nos tornamos e criamos a síndrome de Gabriela”: “eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriela, sempre Gabriela.”

Por sinal, é um ato egoísta e presunçoso achar-se capaz de saber como resolver suas dificuldades sozinho. Ou pior, conviver com elas por medo de admitir que ainda precisa crescer.

É bem esta a artimanha do demônio: fazer você acreditar não ser capaz de progredir, amadurecer, transcender (como ser humano), pois ele sabe que você ao se decidir por realizar a vontade de Deus e crescer na fé, você encontrará um Deus que te capacita, te impulsiona a ser melhor, de ir além; um Deus paciente com sua demora e misericordioso com sua lentidão, mas que tem por você um Amor devorador… e não aceita te perder para o mundo!

Precisamos, de uma vez por todas, renunciar a soberba existente em nós e todo pensamento de soberania que nos leva a agir como se fôssemos deuses de nós mesmos.

A nossa humanidade doente precisa se encontrar com o seu Salvador para saber e se convencer que já está salva! Entretanto, é necessário se decidir pelo céu e isso nos custa renúncias e purificações que nada mais são que as dificuldades vividas em nosso dia a dia.

“De todo mal, Deus tira um bem maior”

Precisamos estampar essa frase em todos os lugares para que sempre nos lembremos dessa verdade; entender que para termos paciência Deus nos dará “aulas práticas”, porque Ele te ama e não deseja menos que o céu pra você. Isso é crescer!

crescer

Um cristão deve ver as dificuldades como uma oportunidade de amar a Deus, de deixar-se ser moldado por Ele. Na prática nem sempre é fácil, pois como foi dito, essa é uma verdade reveladora do quanto somos ricos de nós mesmos, o quanto nossa natureza é pequena diante de Deus. Independentemente do que esteja passando, Deus está com você e não te daria um fardo que não pudesse carregar,  porque Deus é Bom, Ele é incessível ao mal, nós que somos lentos para entender que podemos ser mais do que somos claro que não por capacidade nossa, mas pela graça Daquele que tudo pode: o Deus do impossível!

Crescer é ver a Bondade do Pai agindo em nós até mesmo nos momentos mais difíceis; é entender que Deus não tem que nos mostrar em planos pedagógicos e estratégicos como Ele vai nos conquistar para o céu. Cabe a nós cumprir o nosso papel de criaturas, acolher e contemplar as maravilhas do Criador, as transformações que Ele pode realizar em nossas vidas e não atrapalhar os planos de Deus. Contudo, se você for dócil e aceitar o que Deus tem e quer realizar em sua vida, com certeza seu coração também responderá com amor aos feitos de Deus, porque ele sabe que o crescimento é um passo para o céu.

Por fim, temos que ser destronados para deixar Deus agir, e isso acontecerá no cotidiano por meio das dificuldades e humilhações, pois são elas que nos farão crescer e aprender que não somos nada sem o tudo que é Deus.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.