Ele não é um Deus distante

0
distante

Quando falamos em Deus, normalmente, as pessoas que não O conhecem nem tem intimidade, pensam logo que Ele é um Deus ausente e distante. Alguém que esteja bem longe no Céu. Essas pessoas se questionam: será que Deus realmente se relaciona comigo?

Deus, muitas vezes, é mal compreendido.  Acham-No culpado por um monte de coisas que Ele não fez ou ainda por algo não ter saído do nosso jeito, não ter sido como gostaríamos que fosse. Frequentemente O culpamos por nossos problemas, entretanto, se algo de bom nos acontece, ainda que saibamos ter sido Deus quem nos presenteou, costumamos esquecer de agradecê-lO e reconhecer Sua Bondade e Amor e que talvez tenha sido o meio que encontrou de manifestar a Sua presença em sua vida e de que Ele está sempre perto.

Na verdade as preocupações, correrias, agitações, a importância demasiada aos bens passageiros e finitos em nosso mundo hoje, tem roubado o homem de escutar a Deus que é Pai, que nos criou com muito Amor e um Amor único e Incondicional. E como qualquer pai, Ele também espera que nos relacionemos com Ele e, então, à medida que vamos conhecendo-O, somos capazes de amá-lO também e nos relacionarmos como filhos; filhos frágeis e dependentes do Pai. Afinal, só se ama aquilo que se conhece!

Deus conversa conosco, Ele fala ao nosso coração, fala também através de acontecimentos, bons ou não tão bons, por meio de alguém, de alguma música, filmes cristãos ou seculares, e tudo isso só será possível pela nossa fé, razão, consciência e vontade.  

A palavra do Senhor no Salmo 144, 18, nos diz que o Senhor se aproxima dos que O invocam, daqueles que O invocam com sinceridade. Todo aquele que clama o nome do Senhor com poder e sinceridade, Ele o atenderá porque Deus é fiel, não importa o quanto lhe somos infiéis, NADA modifica Seu olhar amoroso que nos deseja até o ciúme.

Um Deus íntimo e perto de nós

Para acreditar que Deus é um Deus próximo e não distante, precisamos desenvolver uma amizade com Ele. E à medida que essa amizade vai crescendo, vai-se desenvolvendo e gerando intimidade, tal qual acontece com nossas amizades aqui no plano material, podemos cada vez mais sentir Sua presença constante em nós. Com os amigos verdadeiros, temos intimidade, contamos nossos segredos, pedimos conselhos e muitas vezes eles nos ajudam até quando temos algum problema, seja de que natureza for; é alguém que queremos e que está ao nosso lado em todos os momentos, entretanto, isso não acontece de uma hora para outra… leva-se tempo!

Com Deus também devemos ter uma busca constante por Ele, conhecê-lO, ter e manter a intimidade, e assim, então, poder sentir que Deus nunca está distante de nós, ao contrário… está SEMPRE bem pertinho!

Na verdade, precisamos desligar o nosso “piloto automático” e ver o quanto Deus age todos os dias de tantas maneiras. Precisamos nos tornar mais conscientes da ação Dele em nossas vidas e na vida dos que estão à nossa volta, contemplar as maravilhas que Ele realiza a todo o instante.

O Bíblia nos ensina que Deus é Onipresente, significa que Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. Não há lugar onde você possa estar ou queira se esconder que Deus não esteja ali presente, nem mesmo por um milésimo de segundo de sua vida. O salmo 138 nos confirma essa Onipresença de Deus em nossas vidas. Diz que Ele nos sonda e perscruta nosso coração, que tudo sabe e conhece, vale a pena lê-lo. Confira os três primeiros versículos: “sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos. Quando ando e quando repouso, Vós me vedes, observais todos os meus passos.”
Mesmo quando pecamos e O flagelamos com as nossas iniquidades, e não são poucas às vezes, ainda assim Ele está conosco. E tenha a certeza de que muitas vezes até nos impediu de fazermos algo grave ou de tomarmos decisões que nos levariam a termos sérios problemas mais tarde. No versículo 24 do mesmo salmo (138), o salmista nos diz: “Vede se ando na senda do mal, e conduzi-me pelo caminho da eternidade.” Deus pode agir diretamente ou por meio dos nossos Anjos da Guarda que atuam sempre a serviço de Deus. Não importa como, Deus SEMPRE está conosco!

Deus é Onipotente, significa que Ele é o Todo Poderoso. Não há nenhum problema que você tenha que Deus não possa resolver. Ele também é Onisciente, significa que sabe de todas as coisas, não há nada que seja oculto a Deus, nada que Ele não saiba ou conheça a nosso respeito, nada foge do Seu olhar.

 Em Filipenses 3,8, Paulo nos declara a sua profunda e verdadeira experiência com Deus, e a partir de então: “julgo como perda todas as coisas, em comparação com este bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo.”

Que o nosso coração anseie pelo conhecimento de Deus, que o nosso propósito seja conhecê-lO e possamos progressivamente tornar-nos mais profundos e intimamente familiarizados com Ele. Perceber, reconhecer e compreender cada vez mais as maravilhas de Sua Pessoa mais fortemente e mais claramente.

Precisamos fazer constante e continuamente atos de fé. Acreditar que Deus está sempre presente e buscar uma profunda intimidade através da Vida de Oração diária, e depois, encontrá-lO nas coisas simples e cotidiana que muitas vezes nos acontece permitindo essa aproximação maior com Deus.

Há momentos em nossas vidas que passamos por dificuldades, e é nesse momento que se há intimidade, saberemos viver no louvor e não na murmuração; saberemos até agradecer a Deus nessas situações não tão boas por estarmos em constante relação de proximidade com Ele. De modo algum Deus permite um mal que não possa com ele tirar um bem maior!

Deus jamais está distante, jamais nos abandonará como prometeu em Isaías 49, 15: “Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.”
Somos nós quem muitas vezes nos afastamos de Sua presença através dos nossos pecados devido à nossa humanidade frágil e inconstante, mas o Senhor não, Ele nunca nos deixará e de modo nenhum nos abandonará! Tenha sempre essa certeza em seu coração.

Deus abençoe você!

Fransbiane Jesus da Silva
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.