Se você soubesse que amanhã alguém muito importante fosse lhe visitar, qual seria uma das suas maiores preocupações? Penso que seria arrumar a casa, organizar, fazer uma limpeza e até mesmo jogar coisas velhas fora.
Por mais organizada que uma pessoa seja, quando sabe que receberá uma visita, apressa-se em arrumar a casa, afinal é agradável que a visita sinta-se bem. A organização mostra que você se preparou para recebê-la e isso revela que você a quer bem. Minha mãe, por exemplo, sempre gostou de deixar a casa organizada, mas sempre que alguém vai à sua casa, ainda que seja apenas para dormir, ela limpa toda a casa e prepara algo de comer para agradar a visita.
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.”
Em Apocalipse 3,20 o Senhor diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.”
O Senhor bate à porta do seu coração! Perante essa verdade, pergunto: como está a casa do seu coração? Como está organizado seu interior? Você tem coragem de abrir para que Ele entre? O que Ele encontrará quando entrar em sua casa interior?
Todos nós temos muitas coisas guardadas em nosso interior e constantemente precisamos ter a coragem de olhar em nossas gavetas e avaliar o que é bom e o que precisa ser jogado fora. Existem coisas que há anos eram boas e que hoje não fazem mais sentido serem guardadas, porque estão velhas, mofadas, sem utilidade.
Assim como para você deve ser desagradável chegar à casa de alguém e encontrar coisas
desorganizadas, mofadas, cheirando mal, muito mais o é para o Senhor quando abrimos nossos corações e Ele encontra um amontoado de coisas velhas. Pode ser que você já tenha feito uma faxina em seu coração e jogado tudo o que era velho fora, mas talvez ainda não tenha colocado as coisas em seus devidos lugares e haja uma desordem em seu
interior.
Faxinar e jogar coisas fora exigem tempo, coragem e disposição. É claro que devemos ponderar que isso não seja fácil porque temos a tendência de acumular. Com o passar do tempo, quando vemos, são sacos e sacos de lixo que precisam ser retirados.
Quando me mudei para a Comunidade, lembro que joguei tanta coisa fora, queimei muitos
documentos antigos que já não tinham mais utilidade, pois na minha tendência de acumular, eu sempre pensava: “mas e se eu precisar disso em algum momento?”
Ao olhar para a casa do seu coração, você pode chegar à conclusão de que existem desordens em seu temperamento, emoções, sexualidade, relacionamentos. Por mais difícil que possa ser se deparar com essas realidades, essas constatações são muito positivas, porque ao identificá-las, você encontrará ótimas oportunidades de crescimento, de cura, de se abrir à ação de Deus, pois toda desordem que há em nós não condiz com os frutos do Espírito Santo: amor, alegria, paz, longanimidade (paciência), benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e autodomínio – Gálatas
5,22-23.
Algo muito importante neste processo de organização e “limpeza interior” é a constante necessidade que temos do sacramento da confissão. Através desse sacramento somos limpos, purificados pelo próprio Cristo que nos perdoa na pessoa do sacerdote a quem confessamos.
O papa emérito Bento XVI nos ensina que “nós limpamos as nossas casas, os nossos quartos, pelo menos uma vez por semana, embora a sujeira seja sempre a mesma, para vivermos na limpeza, para começarmos de novo” e que “podemos dizer algo semelhante quanto à nossa alma”.
Sendo assim, decida-se por não mais acumular sujeiras e coisas velhas, e sim, por estar sempre com sua casa interior limpa e organizada para receber o Senhor que constantemente bate à sua porta e deseja entrar para permanecer com você.
Iniciemos já nossa limpeza! Coragem!
Edvandro Pinto
Discípulo da Comunidade Pantokrator