Mudanças: Se Deus já falou ao seu coração, o que você está esperando?

0
mudanças

Mudar faz bem! Durante a nossa vida passamos por diversas mudanças. Quem já não mudou o visual ou mudou para uma casa nova? Esses dias, li uma pesquisa que dizia que os brasileiros mudam de casa pelo menos seis vezes durante a vida. Nunca tinha parado para pensar nisso e percebi que estou quase lá. As mudanças fazem parte da nossa existência. São elas que nos põem em movimento, geram desafios que precisamos superar. Na vida espiritual não é diferente.
Há mudanças que exigem muito mais do que sair de casa, cortar os cabelos, começar um novo projeto… Elas dizem respeito a uma transformação interior. Acredito que elas antecedam as mudanças físicas. Quantas vezes você participou da Missa e a homilia, ou mesmo o Evangelho proclamado, pareciam feitos pra você?! Claro que a Palavra de Deus é pessoal, mas há dias em que a reflexão faz um “raio x” da situação que estamos vivendo. Será que o padre tem um espião infiltrado lá em casa, no trabalho… Já passou por isso?

Deus fala na sua rotina

Brincadeiras à parte, se estamos atentos, vamos perceber que Deus fala conosco por meio de uma pregação, de uma música, de acontecimentos da nossa rotina. Sua palavra é um farol que vai iluminado a nossa mente para o passo que será dado a seguir: a tomada de decisão. Mas, muitas vezes, estamos com a resposta nas mãos, sabemos o que precisamos fazer e não conseguimos avançar. Se Deus falou ao nosso coração, então, por que hesitamos em dar o passo, seja ele de conversão, cura interior, perdão, busca pelas virtudes, disciplina?

Confiar na Palavra de Deus

Primeiro ponto: precisamos confiar na Palavra de Deus! Ele nos ama e tem o melhor para cada um de nós. “Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai Celeste dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mt 7,11). Em algumas situações, nós ficamos protelando, querendo seguranças para dar o passo. Abrimos as portas para o desânimo, para o medo, a desconfiança, a desesperança, o cansaço, a falta de fé.
Porém, devemos aprender com a Virgem Santíssima, que é a crente por excelência. Maria se abandonou confiantemente na Vontade do Pai. “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc. 1,38).
“Com estas poucas e simples palavras, realizou-se o maior e mais decisivo ato de fé na história do mundo. Com essa sua resposta – escreve Orígenes – é como se Maria dissesse a Deus: ‘Eis-me aqui, sou uma tabuinha para escrever: o Escritor escreva o que quiser, faça de mim o que quiser o Senhor de todas as coisas’. Ele compara Maria à tábua encerada que, no seu tempo, usava-se para escrever. Nós hoje poderíamos dizer que Maria se oferece a Deus como uma página em branco, na qual pode escrever tudo que quiser” (1).
Maria obedeceu, pois confiava. E não confiava em um deus qualquer, mas no Deus Poderoso. Ela tinha intimidade com Deus e, com Sua palavra, era gerada constantemente por essa presença. Basta olharmos o Magnificat (cf. Lc 1, 46-55) e veremos que Nossa Senhora faz memória de trechos do Antigo Testamento para engrandecer a Deus. Quanto mais íntimos formos de Deus, mais livres seremos e Ele poderá operar maravilhas em nós.

Caminhar na fé

Segundo ponto: diante das mudanças, nunca estaremos prontos. Em muitas situações precisaremos caminhar na fé, como aqueles leprosos que foram curados pelo caminho (cf. Lc.17, 11-19), como a própria Virgem Santíssima que cresceu na fé, por meio da vivência com seu filho. “Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc. 2,19). É preciso dar o passo.
Terceiro ponto: não estamos sozinhos! Ao lado de Cristo e da Virgem Santíssima está o Espírito Santo que nos ensina, nos impulsiona e nos leva à santidade. Santa Teresinha vai nos ensinar que é preciso que Espírito Santo seja a vida do nosso coração. Ele é o doce hóspede da nossa alma, o arquiteto da criação.  Não existe mudança sem a graça do Espírito. Com ele, não agimos pelo “achismo”, mas conduzidos por Sua graça.

Coragem! Deus abençoe!

Andressa Aparecida da Silva
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.