Não resolva as coisas com ninguém antes de Deus

1
nao fale com ninguem
nao fale com ninguem

Vivemos num mundo moderno e tecnológico, onde cada vez mais as coisas tiram nossa atenção. Estamos cheios de tarefas e com nosso tempo escasso; isso é algo de que ninguém escapa. Infelizmente, também estamos vivendo um tempo em que ouvimos pouco falar sobre Deus. E me arrisco a falar que é o tempo que mais estamos precisando ouvir falar Dele.

É fato que todos nós temos problemas, ninguém pode escapar disso. Isso é algo que aparece no decorrer de nossas vidas e eles existem para nos fortalecer. Deus permite os problemas, as dificuldades e até mesmo o sofrimento para que possamos ser melhores, mais fortes, quando sairmos de tal situação.

Mas o que quero tratar nesse texto é como lidar com nossos problemas, já que a maneira como os encaramos irá nos dizer se estamos agindo conforme o querer de Deus ou não.

Como lido com meus problemas? Ninguém pode me ajudar?

A maioria das pessoas, quando tem algum problema ou está em alguma situação complicada, busca ajuda com os mais próximos, na internet ou até mesmo decidem “se virarem sozinhas”.

Não que essas opções estejam erradas, porém, precisamos dar um passo MUITO importante antes: ir até Deus.

Sabemos que Deus é Onisciente, ou seja, Ele sabe tudo sobre nós, de todas as coisas, o que precisamos e o que devemos evitar. Então Ele sabe qual o melhor caminho para nós, qual a melhor opção para nossa vida.

 “até os cabelos de vossas cabeças estão todos contados” (Lucas 12, 7).

Sendo assim, antes de dar qualquer passo em nossa vida, não podemos recorrer a ninguém antes de Deus.

Muitas das vezes, quando estamos numa situação complicada, não conseguimos aquietar nosso coração para ouvir Sua voz. Nesse momento, podemos recorrer à Virgem Santíssima e suplicar sua intercessão para silenciar nossas emoções e nossa alma. Ela, que soube ouvir a voz de Deus e colocar tudo o que Ele pediu em prática, com certeza irá nos ajudar.

Imagine que você precisa pedir um conselho para seu melhor amigo. Seu amigo que te ama e quer o melhor para você tenta te ajudar de todas as formas possíveis, porém, assim como você, seu amigo é humano e limitado. Muitas das vezes – por mais que ele queira muito – ele não vai conseguir te ajudar.

A importância de recorrermos a Deus primeiro é que Ele sabe tudo sobre nós, ele há de saber qual a melhor opção para cada um de nós.

Depois de a gente dar o passo mais importante para a solução de nossos problemas, podemos procurar por pessoas que são de nossa confiança e que também estão abertas à voz de Deus. Estas (pessoas) podem ser instrumentos de Deus em nossas vidas.

 Entrando na intimidade

Um grande erro da maioria das pessoas é acreditar que Deus existe apenas para servi-las. Sempre que aparecer um problema ou alguma situação que precisa ser resolvida, Ele vai aparecer, resolver o problema e voltar a ficar apenas observando e esperando alguém precisar Dele novamente.

Esse é um pensamento totalmente errado.

Deus não é um tipo “deus self-service”. Ele é o criador de todas as coisas, Todo – Poderoso e nosso Pai, caro leitor.

Deus está sempre conosco, nós é que nos distanciamos Dele. Devemos buscar entrar em sua intimidade para sempre caminharmos junto com aquele que nos ama e quer nos conduzir ao Céu que tem preparado para nós.

Vemos e conhecemos muitas histórias de pessoas que preferiram caminhar sozinhas a estar na intimidade de Deus. E infelizmente sabemos que elas não se deram bem.

Temos um exemplo muito claro e triste na Bíblia de duas pessoas que optaram por confiar em algo antes de Deus: Adão e Eva.

Conhecemos essa história: Adão e Eva, depois de serem seduzidos pela serpente, desobedeceram a Deus e, a partir deste momento, suas almas foram manchadas pelo pecado original.

Caro leitor, as escolhas que fazemos hoje irão determinar se estamos lutando para sermos santos ou não. Devemos sempre escolher Deus, devemos buscar estar na intimidade com Ele. Só assim chegaremos ao Céu.

Ninguém consegue ter uma boa intimidade com outra pessoa se não existe o diálogo. A mesma coisa é para Deus. Como nos ensina a santa Igreja: “a oração é uma conversa de nossa alma com Aquele que nos criou.”

Para termos uma boa intimidade com Deus, devemos rezar e pedir para que Ele mande seu Santo Espírito sobre nós. Assim seremos capazes de realizar qualquer de nossos objetivos e passar por qualquer obstáculo.

Deus abençoe você e sua busca pela santidade.

Felipe Andrade
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

 

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.