“Necessário vos é nascer de novo”

0
nascer

 “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus” (Jo 3,3). Aí está uma verdade que temos que nos apropriar em nossas vidas e fazê-la valer com todas as forças do coração!

 “Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: “Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele”. Jesus replicou-lhe: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus”. Nicodemos perguntou-lhe: “Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez?”. Res­pondeu Jesus: “Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus.” (Jo 3, 1-5)

 A partir dessa Palavra somos chamados a ter uma busca intensa da ação do Espírito Santo em nossas vidas. Isso pode mudar definitivamente a maneira em que vivemos as dificuldades e desafios que aparecem para cada um de nós.

Somente pela ação do Espírito Santo podemos mudar nossas atitudes, pensamentos e alcançarmos essa graça sustentadora que tudo transforma, tudo sustenta!

Sem a graça do Espírito não podemos nascer de novo! Precisamos nos conscientizar de que somos dependentes da graça de Deus que age em nós para que possamos ser verdadeiros cristãos. Não basta termos vontade, temos que contar com essa graça. Não depende de nós, mas dependemos Dele. Você precisa pedir, pois Deus espera a abertura do seu coração para que Ele possa agir. Ele te respeita e espera a sua decisão!

Se tivéssemos o poder de tudo resolver sem contar com a graça de Deus, seria necessário nascer de novo? Para que pedir a Deus, se eu mesmo pudesse conseguir tudo o que fosse preciso? Não teria sentido.

Às vezes, levamos muito tempo da nossa vida para entender que precisamos rezar mais, clamar mais e deixar-se ser guiado e conduzido por essa graça que vem de Deus. Outras vezes, temos a impressão que a nossa vontade de ser de Deus é suficiente, que ela pode realizar muitas coisas e como isso não acontece, acabamos nos frustrando e até mesmo nos afastando de Deus.

Ou seja, não peço a graça, não me abro a ela e quero que ela desça sobre a minha vida e faça milagres?! Não é um passo de mágica! É uma relação de intimidade e de desejo de fidelidade à Ele que pode te levar a viver grandes milagres na sua vida!

Peça a cada dia que este Espírito Santo penetre em seu coração, sua mente, seus olhos, seus ouvidos, para que Deus tenha total domínio sobre a sua existência! A partir daí, Deus fará maravilhas em sua vida e você poderá dizer que está no caminho certo. Para nascer de novo, é preciso que o próprio Deus te conduza, te dê unção!

Peça, não tenha medo! Seja ousado na sua vida de oração. Conte com este poder transformador e deixe-se ser agraciado. Deus é capaz de te levantar das mais absurdas situações e te colocar em pé para sempre!

Sua dignidade como filho de Deus é restaurada quando você depende Dele e deixa Ele agir! Queira nascer de novo!

A maneira como você vai buscar e se abrir é que vai determinar o sucesso da sua vida espiritual! E quando você nascer de novo, todas as portas se abrirão! Todo sofrimento terá um novo sentido e nada será em vão. Os sofrimentos não serão somente dor, mas dor que transforma, que te converte e te leva a dar novos passos de fé! Você vai conseguir tocar a graça desse sustento que te alimentará e te transformará!

Em Mc 9, 23 vemos: “Disse-lhe Jesus: “Se podes alguma coisa!… Tudo é possível ao que crê”.”

Vejam bem: TUDO é possível! Não existe meia medida da graça. Não existe meia benção! Creia que pode nascer de novo e isso se fará!

Pense em todas as áreas da sua vida. Se precisar escreva no seu caderno de oração! Quais são as suas necessidades e o que está te faltando para deixar Deus agir com propriedade na sua vida?

Depois que escrever, se coloque diante de Deus! Pode ser na sua oração pessoal, num momento de adoração, durante uma missa ou após a comunhão! Clame a Deus para que você possa nascer de novo desse Espírito restaurador e purificador!

No dia da ressureição de Cristo, Ele aparece para seus discípulos e sopra sobre eles a unção do Espírito Santo, dando-lhes a Paz e o Perdão, fazendo-os portadores dessa graça para que possam levar ao mundo inteiro.

Na manhã gloriosa do Pentecostes, Deus faz descer sobre eles o vento impetuoso e as línguas de fogo, a multidão ficou assustada, mas recebeu ali o anúncio de Jesus Cristo e começa ali oficialmente um novo tempo, o tempo do Espírito Santo de Deus!

Temos a autoridade do nome de Jesus que nos sustenta e abre todas as portas para que o Espírito Santo venha sobre nós e faça tudo novo!

Clame junto comigo:

“Oh vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai, e enchei os nossos corações
com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor, do Deus excelso o dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois doador dos sete dons, e sois poder na mão do Pai, por ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamais.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Faz-nos nascer de novo!
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos vossa paz; se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador por vós possamos conhecer. Que procedeis do seu amor fazei-nos sempre firmes crer.”

Vinde, Espírito Santo!
Que Deus nos abençoe!

Leila Engels
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.