O profeta se deixa ser conduzido pelo Espírito Santo.

0
profeta

O profeta é aquele que se deixa ser conduzido pelo Espírito Santo, reconhece que precisa do Espírito Santo para conduzir sua vida.

Como católicos recebemos, através do sacramento do batismo, o Espírito Santo, e nos tornamos filhos de Deus. Por essa graça santificante, Ele passa a habitar em nós conduzindo e direcionando nossas vidas segundo Deus.

“ Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído. Como se soprasse um vento impetuoso, encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceram-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2, 1-4.

Uma das passagens bíblicas que chama atenção é a Vinda do Espírito Santo que aconteceu em Pentecostes. Os apóstolos estavam todos reunidos num cenáculo ainda temerosos com o futuro, e, mesmo não sabendo o que aconteceria com eles, permaneceram firmes em oração junto com Maria. Jesus Cristo disse que não os deixaria sozinhos e enviaria um auxílio para ajudá-los a viver a sua missão. 

Todos reunidos no cenáculo e eis que aconteceu o Novo Pentecostes: ficaram cheios do Espírito Santo e a partir desse dia a vida deles foi transformada –  tornaram-se mais confiantes, ousados e destemidos na fé e saíram para anunciar Jesus Cristo a todas as nações. Somos frutos dessa evangelização dos discípulos, que assumiram concretamente a profecia de Deus em suas vidas. 

Quem são os profetas?

Segundo o dicionário online Dicio, a palavra profeta significa: pessoa que faz anúncio ou previsões de desígnios divinos, das circunstâncias ou acontecimentos por inspiração divina. Por esse significado, percebe-se que o profeta é aquele que está intimamente unido a Deus e cheio do Espirito Santo, pois necessita dessa graça na sua vida e ao mesmo tempo para cumprir a missão que Deus lhe confiou.

Na Bíblia Sagrada estão escritas as histórias de vários profetas que assumiram e viveram a vontade de Deus em suas vidas, dentre eles Elias, Zacarias. Olhando para a nossa realidade atual, quem são os verdadeiros profetas? Fiz questão de enfatizar a palavra “verdade”, pois Jesus disse que o Espírito Santo é o espirito da verdade, portanto, o profeta é aquele que trilha o caminho de Jesus e vive essa verdade em sua vida; ele proclama e anuncia essa verdade a todas as pessoas.

É preciso estar atento aos falsos profetas que falam mentiras e falsidades e não anunciam a verdade de Jesus Cristo. As palavras e ações desses falsos profetas não geram frutos em suas vidas e na vida das pessoas que seguem por esse caminho tortuoso,  que não leva a lugar nenhum. Geralmente eles falam por si, seus anúncios são baseados em suas próprias palavras e ações e são conduzidos por si mesmos e não pelo Espírito Santo de Deus.

“Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas, e vos recordará tudo o que vos tenho dito.” Jo 16,25

O Espírito Santo é que nos ensina a sermos profetas segundo ensinamentos de Jesus Cristo, além de ensinar a viver todas as coisas, ou seja, a sermos autênticos cristãos, assumindo a nossa fé. Ele é o advogado que vem em nossa defesa diante das injustiças e mentiras, Ele nos ensina fazer a vontade de Deus em nossas vidas e em todas as realidades em que vivemos: trabalho, família, estudos, casamento, na igreja etc. Precisamos contar com essa ajuda necessária para lidar com as dificuldades do dia a dia e nos dar sabedoria e discernimento ante as decisões importantes que precisamos tomar. 

 “Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convêm, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. E Aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus”. Romanos 8,26-27.

O profeta é aquele que busca uma vida de oração, procura reavivar a graça do Espírito Santo em sua vida constantemente através da sua vida de oração e participando de grupos de oração, onde mantém e renova a experiência com o Espírito Santo. 

Na medida em que estou em comunhão sou transformada por Ele, e quando me afasto de Deus e da Igreja e não conto com a graça do Espirito Santo em minha vida acabo vivendo segundo a minha própria vontade e acabo caindo em pecado. O pecado nos separa de Deus: é importante estarmos em comunhão com Jesus Cristo em estado de graça e necessário buscar o sacramento da reconciliação e voltar a estar em comunhão com o Espírito Santo.

O Espírito Santo nos ensina a viver a santidade todos os dias na nossa busca de santificação. 

Juliana de Fátima Campos
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.