Os benefícios do Santo Rosário

0
rosário

Nunca fui de rezar o terço, quem dirá o Rosário. Confesso que achava perda de tempo ficar repetindo a mesma oração. Achava que uma Ave Maria bastava.

Graças a Deus, Ele teve misericórdia desses pensamentos. Mas na realidade, eu não entendia o sentido de rezar o terço e o Santo Rosário.

Quantas vezes nós deixamos a oração de lado, por inúmeras desculpas, seja por falta de tempo, preguiça, falta de vontade. Porém, quando nós passamos a entender o sentido da oração, lugar de intimidade com Deus, ela passa a ser nossa prioridade.

Pela oração do Santo Rosário, a Virgem Maria me ensinou a ter um relacionamento de intimidade com Deus.

Intercessão da Mãe

A intercessão da Mãe de Deus é muito discreta, porque a Sua presença em nossas vidas é muito discreta, silenciosa, por vezes quase imperceptível. No entanto, a Virgem Maria é nossa Mãe espiritual e, como tal, está sempre atenta às nossas necessidades, ainda que não percebamos. Foi isso que aconteceu nas Bodas de Caná, quando Jesus realizou Seu primeiro milagre, transformando água em vinho (cf. Jo 2,1-11).

Nossa Senhora percebeu que o vinho, parte essencial da festa de casamento dos judeus, estava acabando e disse ao Filho: “Eles já não têm vinho” (Jo 2,3). O pedido da Mãe apressou a hora de seu Filho (cf. Jo 2,4), o início da vida pública de Jesus. Todavia, depois da sua intercessão, Nossa Senhora sai de cena, dizendo aos serventes e a cada um de nós que devemos obedecer a Jesus: “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

A Virgem Maria, esteve presente em todos os momentos da vida de Jesus. Certamente, sua missão não era somente trazer Jesus ao mundo, mas de ser a mãe do Homem. Desta forma, Maria recebe de Jesus a maternidade espiritual. Isso faz com que a Mãe de Jesus seja também nossa Mãe. Por isso, ela quer estabelecer conosco uma relação de mãe e filho.

Meditação dos Mistérios

Ao meditarmos cada mistério do Rosário, nós atualizamos cada acontecimento de Jesus, nos colocando diante de cada situação. Sendo assim, através do Rosário, Nossa Senhora nos insere nesse mistério. Ela nos guia para a santidade, nos guia para o céu.

A cada proclamação do Ave Maria, nós estamos repetindo a saudação que o Anjo Gabriel fez a Maria. Da mesma forma, a cada mistério, Maria, nossa mãe, nos ensina a nascer para a vida sobrenatural. A cada meditação da vida de Cristo, do amor do Pai, Maria vem nos ensinar a nos relacionarmos com Deus.

O Santo Rosário e seus benefícios

Sempre ouvimos a expressão: “Pede a mãe que o filho atende.” Isso porque, unindo nossas orações à nossa Mãe, a mãe do nosso Salvador, nós contamos com a intercessão de uma mãe que faz tudo pelo seus filhos.

“A oração do terço nos permite fixar o olhar e o coração em Jesus, como sua Mãe, modelo insuperável da contemplação do Filho“, disse Bento XVI em 12 de maio de 2010, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

“Ao meditarmos os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos ao longo das ave-marias, contemplamos todo o mistério de Jesus, desde a Encarnação até a Cruz e a glória da Ressurreição; contemplamos a participação íntima de Maria nesse mistério e a nossa vida em Cristo hoje, também ela tecida de momentos de alegria e de dor, de sombras e de luz, de trepidação e de esperança”.

“A graça invade o nosso coração no desejo de uma incisiva e evangélica mudança de vida, de modo a poder proclamar com São Paulo: ‘Para mim viver é Cristo’ (Flp 1,21), numa comunhão de vida e de destino com Cristo”, finaliza.

Rezar o Santo Rosário nos insere em um relacionamento com o Pai, pelas mãos da Virgem Maria. Ela nos faz nascer no céu.

Que possamos confiar e consagrar nossa vida através de Nossa Senhora. Que Ela nos conceda a graça de abraçar a vontade de Deus.

Jéssica Feitosa Fernandes
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.