Para os planos de Deus não existe cedo ou tarde

2

“Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu.”  (Ecl 3,1). Fazer planos, ter sonhos, estabelecer metas e objetivos são necessidades importantes em nossa vida. Quem não planeja vive à mercê de qualquer vento, como um barquinho querendo chegar à terra firme contentando-se com qualquer praia, correndo o risco também de permanecer ilhado no meio do oceano e naufragar sem nem mesmo ter vislumbrado a areia.

Portanto, a necessidade de termos planos e sonhos é até mesmo confirmada por Jesus em Lucas 14, 28-30: “De fato, se algum de vós quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai pôr o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a zombar: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ ”

Planos e sonhos!

Sim, planejar é necessário, sonhar é necessário, tanto no campo espiritual, quanto profissional e pessoal. Cabe a nós o planejamento, o trabalho, mas o tempo e a graça para realização estão nas mãos de Deus. Ele sabe o tempo que é preciso para alcançarmos o que sonhamos e planejamos. Da nossa parte, só temos que persistir. Se nossos planos forem bons e legítimos, terão sucesso no momento oportuno. Deus sabe o que é bom para nós, pois tem uma visão completa de toda nossa vida (passado, presente e futuro), que não somos capazes de ter. Ele sabe profundamente de que precisamos de verdade e como um bom e zeloso Pai, não cede aos nossos caprichos para evitar nossa desgraça futura.

Deus conhece o alcance de todos os nossos atos e pensamentos; nós, não. Santa Mônica rezou por mais de trinta anos pela conversão de seu filho Agostinho. Essa era sua meta de vida e a alcançou no tempo oportuno. Todos esses anos foram necessários para a santificação de Mônica, pois Deus, desde o princípio, conhecia o potencial de Agostinho e o que ele precisava viver para que o pedido de sua mãe fosse plenamente atendido. E como Deus só faz coisas grandes mesmo nos pequenos detalhes, superou em muito suas expectativas, transformando Agostinho num dos maiores Santos e Doutores de Sua Igreja.

Um testemunho desses nos estimula a permanecer, a persistir no que é bom e legítimo. Se Santa Mônica tivesse desistido depois de 10 ou 20 anos, hoje não teríamos nem porque mencionar aqui seu nome e o nome de seu filho, simplesmente por talvez nem conhecermos suas histórias. Quem desiste do percurso não existe na linha de chegada.

Portanto, o que vai nos fazer chegar lá é não desistir antes, não importa quanto tempo leve, porque, no final, a vitória será mais comemorada por não termos abandonado o caminho, apesar dos inúmeros contratempos. Sairemos fortalecidos e, mais importante, veremos que antes de nós e através de nossos planos e sonhos, quem venceu de verdade foi o plano de Deus para nossas vidas! E a linha de chegada para quem deixar Deus vencer ultrapassa qualquer recompensa terrena.

Rosana Vitachi
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom gostei demais sempre é bom ter palavras assim que nos anima a acreditar que ainda podemos sonhar e fazer planos em nossa vidas obrigada Deus abençoe

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.