Essa é uma questão que precisa ser analisa por partes. Por que os católicos adoram imagens? Adorar imagens é permitido? Na verdade, nessas perguntas temos dois questionamentos: a liceidade de confeccionar imagens e a relação de adoração com relação a elas.
Quanto à liceidade, de fato em Dt 4, 23.25; 5, 8 Deus proíbe que o povo de Deus confeccione imagens. E por quê? Porque Israel, especialmente à época dessa ordem, era um povo em formação, pequeno e culturalmente inferior aos povos ao seu redor (Egito, Babilônia, Assíria, e outros menores como os Filisteus, Amalecitas etc) que, em sua religiosidade, confeccionavam imagens “divinas” e as adoravam. Adorar imagens: essa era uma prática comum na religiosidade daquele tempo. Então, para o povo de Israel, especialmente nos inícios de sua organização e formação religiosa, o perigo de confundir, admirar e copiar essa prática era muito grande. Por isso Deus, em Seu zelo, faz essa proibição.
Entretanto, é preciso entender que a religiosidade de Israel e a Revelação Divina não são algo estático. Ao contrário, Deus usa de uma pedagogia por meio da qual aos poucos vai amadurecendo o seu povo no conhecimento de Seus mistérios e na relação com eles. O Catecismo da Igreja Católica explica isso em seu parágrafo 53. O povo de Deus é como uma criança que vai crescendo no conhecimento das coisas. Uma criança não aprende os conhecimentos matemáticos de uma vez. Primeiro, aprende a noção dos numerais, depois as equações básicas como que 1+1 é igual a 2; e assim por diante. Mostra clara disso é o desenvolvimento da noção da retribuição póstuma dos justos. Essa concepção vai amadurecer ao longo dos livros do Antigo Testamento, até que o livro da Sabedoria, escrito no séc. I a. C., vai falar claramente no capítulo 5, versículo 15 seguintes. A concepção da Trindade talvez seja o maior exemplo. Para Israel, Deus é somente Uno, um só Deus, embora textos do Antigo Testamento veladamente já mostram a presença da Trindade (como Gn 18, 1-15). Mas o entendimento do Deus Uno e Trino, a Trindade, só veio com Cristo, que é a plenitude da Revelação. Aliás, mesmo depois de Cristo, embora toda a Verdade já esteja revelada, a Igreja progride no conhecimento dessa Verdade, conforme Jesus mesmo diz em Jo 16, 12: “Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade”.
… o texto continua após a imagem…
Por que os católicos adoram imagens?
Os católicos adoram imagens? Só compreendendo essa pedagogia Divina é que se pode compreender a aparente contradição, na qual, em Nm 21,9 (serpente de Bronze); IRs 6, 23 (Querubins no Templo); Ex 25-18 (Querubins na Arca) Deus, ao contrário do que vemos em Deuteronômio, manda o povo confeccionar imagens. Especialmente no caso da serpente de bronze, porque ela porta certo poder divino. Deus então foi contraditório? A Bíblia se contradiz? Não! É como uma mãe que manda sua filha de 2 anos se afastar do fogão porque ele é um perigo para ela. Mas depois, a menina com 15 anos, ao contrário, a mãe manda que ela vá ao fogão esquentar um leite. A mãe se contradisse? Não! Na pedagogia da mãe, aos 15 anos é hora da menina, que já sabe lidar com os perigos do fogão, aprender a esquentar o leite. É isso que Deus fez com seu povo. Será que a pergunta “por que os católicos adoram imagens?” ainda é polêmica?
Creio que, entendendo essa questão, a outra fica mais simples.
Os católicos NÃO adoram imagens!
A Igreja não ensina seus fiéis a adorar imagens, nem adorar seus santos. É verdade que o povo, em sua simplicidade, acaba confundindo as coisas (o que, na verdade, acontece também com outros temas). A Igreja ensina o que se chama Culto de Dulia aos santos e suas imagens, ou seja, trata-se de uma veneração. O Culto de Latria, a adoração, só pode ser prestado a Deus. As imagens dos santos são para os católicos, algo próximo do que é uma foto da pessoa querida e admirada por alguém. As fotos surgiram recentemente, mas antigamente, se alguém quisesse se lembrar de alguém que estivesse distante, fazia pinturas; e, especialmente se fosse alguém importante, uma escultura. Os santos são pessoas muito importantes, porque foram pessoas que passaram por essa vida e conseguiram viver a fé de forma admirável. Os santos são exemplos a serem imitados. Por isso os veneramos e, com eles, a suas imagens. Na verdade, eles nos ensinam os caminhos da santidade nesse mundo, e suas vidas nos apontam exclusivamente para Aquele que é o único que merece nossa adoração: Nosso Senhor Jesus Cristo.
André Luis Botelho Andrade
Fundador e Moderador Geral da Comunidade Pantokrator
Então qual é a diferença entre adorar e venera?
Adorar e venerar são duas formas de culto presentes na vida da Igreja. Embora elas sejam diferentes, muitos católicos fazem uma grande confusão entre as duas.
Adoração é o culto que prestamos exclusivamente a Deus
“Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso. ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’ (Lc 4, 8) – diz Jesus, citando o Deuteronômio (Dt 6, 13)” (Catecismo da Igreja Católica, n. 2096). A adoração é chamada de “culto de latria” (do grego latreou, que significa “adorar”). “Adorar a Deus é reconhecer, com respeito e submissão absoluta, o ‘nada da criatura’” (idem, n. 2097).
Venerar é o culto prestado aos santos e às imagens e relíquias que os representam
Venerar significa honrar; é chamado de “culto de dulia” (do grego douleuo). Também recebe o culto de dulia a Palavra de Deus, ou melhor, os sinais da Palavra de Deus, especialmente a Sagrada Escritura, o evangeliário e o lecionário (esses últimos livros litúrgicos possuem partes da Palavra de Deus contida nas Sagradas Escrituras). Existe também o “culto de hiperdulia”, que é prestado a Nossa Senhora.
A veneração, por sua vez, tem sentido quando se refere a honrar uma pessoa ou um objeto que nos remete a Deus. Claro, fora do âmbito religioso existe a prática de venerar e honrar pessoas, lugares, entre outros. Porém, a veneração, enquanto culto cristão, não tem outro sentido senão valorizar algo, um sinal que nos remete a Deus e Seu chamado de conversão a nós.
A veneração é um culto, muitas vezes, incompreendido pelos protestantes e evangélicos; e muitas vezes, a falta de conhecimento e formação de alguns fiéis católicos em nada ajuda esses nossos irmãos nesse sentido. Contudo, muitas vezes, mesmo sem o saber, eles também veneram sinais que os remetem a Deus, e nisso fazem confusão maior ainda.
Mas um dos mandamentos de Deus na Bíblia, é que não se faça imagens para adoração de de nenhum ser!
Nem mesmo do próprio Deus!
Então por que os católicos ainda sim fazem essas imagens se a Bíblia que eles também lêem (sou evangélico), diz para não fazerem?
Olá Richard, a paz!
No parágrafo intitulado “Por que os católicos adoram imagens?”
Responde exatamente a sua pergunta.
Eu sou católico eu não adoro imagens,se os irmãos evangelicos dizem que os católicos adoram imagens, por que então eles gostam de dinheiro seguem o modelo gostam de jogadores e quem gosta do mundo é inimigo de Deus
Boa tarde,frequento a Igreja Católica.Porque das procissões? Isso não é adorar? não pode apresentar só o nome do santo? Ou foto? Pq tem Jesus crucificado na cruz no Altar da Igreja? Jesus é vivo não é? Outra coisa que dizem pq orar a Maria se podemos pedir a Jesus diretamente? Eu tô cansado dos evangélicos me questionarem sobre isso. Eu não sei oq dizer.
Olá Leandro, a paz!
Vou deixar um material para que você possa estudar sobre o assunto, não para você responder melhor seus colegas evangélicos, mas para você conhecer e amar ainda mais a Santa Igreja, segue o material:
Qual é a origem e o significado das procissões?
https://cleofas.com.br/qual-e-a-origem-e-o-significado-das-procissoes/
Por que a Igreja Católica cultua a imagem de santos?
https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/por-que-a-igreja-catolica-cultua-a-imagem-de-santos/
Entenda o verdadeiro sentido da cruz para os católicos
https://noticias.cancaonova.com/brasil/entenda-o-verdadeiro-sentido-da-cruz-para-os-catolicos/
A oração da “Ave Maria”
https://padrepauloricardo.org/episodios/a-oracao-da-ave-maria
Por causa da religião o homem tem se afastado de Deus buscando de várias formas e Ele mesmo diz na sua palavra que Ele é Espírito e deseja que o adorem em Espírito e em Verdade. Não é melhor obedecer que sacrificar? O homem em si sempre procura vários caminhos. Mas Jesus é o único caminho e principalmente a vida que só nele Há.
Gostei muito da explanação. Não sou católico mas cristão independente de dogmas( igrejas), e vejo na grande insistência dos grupos protestantes em focar nesse tema: “adoração aos santos”, uma cegueira em relação as próprias práticas religiosas deles. Explico o que de certa forma é de conhecimento público de qualquer brasileiro: eles não adoram diretamente Cristo, ou Deus, e sim adoram o Pastor de sua igreja, cultuam o pastor a ponto da palavra do pastor ter mais altoridade que a bíblia. O que seria ísso senão o culto a personalidade? Pois bém, que aceitem o Pastor como um “ungido”, que seja essa sua crença e que seja respeitada. O que seria um ungido? um homem tocado por Deus! o que é um santo? Um homem tocado por Deus! E os irmãos protestantes adaptam a doutrina católica a sua própria doutrina, dando outros nomes, um contexto pouco diferente, mas no entanto a formula é a mesma. Como se vê, o culto aos santos , aos ungidos surge de forma natural em qualquer segmento, e os irmãos que se afastaram do catolicismo por essas questões e se tornaram protestantes, hoje continuam as mesmasm práticas, disfarçadas com outros nomes e paramentos. Ou seja : não precisavam deixar a igreja católica, foram vítimas de sua falta de conhecimento sólido dos dogmas da própria religião e vítimas de um engodo, que as fez dar uma volta e parar no mesmo lugar. Paz e luz a todos os irmãos católicos, aos irmãos protestantes, na fé de Deus, amém.
Eu só crente mais eu acho que entendi esse conflito que não min deixava dormir.
Na verdade todos nós somos “CRENTES”, porque cremos em um unico Deus.
Pode até ser..mais a realidade é bem diferente…Jesus disse eu sou o caminho…os apóstolos, todos santos mais todos os milagres foram em nome de Jesus assim como devemos orar …não seria mais fácil obedecer os mandamentos?
Gláucio, uma comparação pode ajudar. Quem ganha o sustento de uma casa normalmente é o pai de família. Esse detêm o governo da casa. Porém isso não impede que um dos filhos recorra à mãe ou a um outro irmão que tem mais afinidade com o pai para interceder junto ao pai em seu favor. No caso da Virgem Maria e dos Santos podemos dizer que eles intercedem junto a Jesus por nós, o Único Mediador junto ao Pai, pois viveram aqui na terra uma vida mais coerente e digna, conformada a Cristo, que nós pecadores.
Não acha que seria de pouca inteligência poder recorrer a isso e simplesmente recusar essa intercessão?
Fraterno abraço
E onde fica a frase que Jesus disse:
Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai a não ser por mim.joão 14:06
Aqui pelo que entendo o único meio é Jesus Cristo.Não vejo nada na biblia dizendo.Peça Maria,João etc…para pedir ou interceder por vc.
Me mostre biblicamente que existe outro além de Jesus que possa me levar
até Deus.
Carla! Vou citar Jo 21,25 de uma tradução protestante para que não haja desculpas: “Jesus realizou ainda muitas outras maravilhas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, acredito eu que nem mesmo o mundo inteiro seria capaz de conter os livros que se escreveriam”. Como quer que na Bíblia esteja toda a Verdade revelada por Cristo. Nós católicos acreditamos na Bíblia e acreditamos também no Magistério da Igreja, que através da sucessão apostólica, desde Pedro e dos primeiros apóstolos, transmitem infalivelmente, pela graça do Espírito Santo, a Verdade de Cristo.
Se você pede para uma pessoa orar por você, ela que é pecadora e limitada, por que não pedir a alguém que está na glória e que lavou “as suas vestes no Sangue do Cordeiro” (Ap 22,14)?
Católicos NÃO adoram imagens!
E sobretudo, creio na Misericórdia Divina que vê a reta intenção dos corações. Estes se, ao buscar a Vontade de Deus com sinceridade e amor, falharem, certamente Sua Infinita Misericórdia os alcançará e os perdoará.
Fiquemos em Paz, minha irmã em Cristo!
CONCORDO.. SUA RESPOSTA , RESPONDEU MINHA DUVIDA.. TAMBÉM SOU CATÓLICA E OUÇO MUITO OS NOSSOS IRMÃOS EVANGÉLICOS CRITICAREM A NOSSA RELIGIÃO..
A PAZ DE DEUS!