O início do ano costuma ser um tempo de reflexão. Momento de repensar a vida, de recomeçar as atividades do cotidiano e de buscar maneiras de colocar os projetos para o novo ano em prática. Devemos aproveitar a esperança e o entusiasmo, que são tão característicos nos primeiros momentos de cada ano, para impulsionar o nosso crescimento em todas as dimensões: física, emocional, psicológica e também espiritual… Em meio às prioridades e metas para 2019, onde Deus Se encaixa? Que lugar Ele tem ocupado em sua vida?
“Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração” (Mt 6, 21)
A fim de que nossos planos produzam frutos de crescimento e verdadeira realização, exterior, e, principalmente, interior, é fundamental determinar um rol de prioridades. O que ocupa o primeiro lugar e está acima de todas as outras coisas na sua vida e em seu coração hoje?
É importante planejar-se, empenhar-se para realizar projetos, investir na carreira profissional, cultivar relacionamentos, desejar novas conquistas… Tudo isso é lícito ao cristão. Sonhar faz parte do ser humano e o motiva em seu crescimento. No entanto, para que todas essas coisas estejam ordenadas e sejam saudáveis a nós, é necessário que antes de tudo, Deus ocupe Seu lugar em nossos projetos e em nosso coração.
À medida que permitimos que Ele Se torne Senhor da nossa vida e que assuma Seu trono em nosso coração, naturalmente, vamos nos tornando livres e independentes das nossas relações, bens e projetos. Isso não significa perder sua importância, porém, já não nos dominam. Vivendo sob a ótica do Senhor, somos senhores com Ele, e já não somos governados pelas coisas do mundo, sejam elas boas ou ruins, mas nós as governamos. Quando Deus toma o Seu lugar e Se torna Absoluto em nossas vidas, tudo se encaixa em seu devido lugar. Assim, conseguimos enxergar em cada coisa seu verdadeiro valor e viver nossos projetos, relacionamentos, sentimentos e conquistas com liberdade, alegria, maturidade e desapego.
“Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” (Mt 6,33)
Buscando a Deus de todo o coração e submetendo-nos ao Seu Senhorio, através de nossa oração e oferta de vida diária, corajosa e desafiadora, seremos capazes de reconhecer o valor real de tudo o que nos cerca. Conduzidos pelo Espírito Santo, aprenderemos a vivenciar os sonhos, projetos, amores, amizades, conquistas e derrotas, com equilíbrio e sabedoria.
Sendo livres, saberemos lidar com as frustrações e vitórias de forma saudável. Somos merecedores de conquistas e sucesso, de reconhecimento profissional e de realizações em todos os sentidos, contudo, para que não haja orgulho ou soberba, é fundamental que Deus ocupe Seu lugar em nosso coração. Tudo o que nos for necessário, tanto para a nossa vida terrena, quanto para a nossa salvação eterna, Ele providenciará. Tomemos posse das palavras de Bento XVI, o “Papa da Fé”, que um dia nos disse: “Cristo não vos tira nada, Ele vos dá tudo!”
Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator
[…] A parada te faz refletir (,) quem é mesmo dono de quem. O tempo é seu dono ou você vive o tempo de Deus? […]
[…] Qual lugar Deus ocupa em sua vida? […]
[…] Deus te pede uma nova fase, como reage seu coração? Quantas vezes você já se encontrou paralisado […]
[…] Deus te pede uma nova fase, como reage seu coração? Quantas vezes você já se encontrou paralisado […]