Reflexão II Domingo Advento: “Preparai o caminho do Senhor”

0

No segundo domingo do Advento, ouviremos uma voz gritando no deserto: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” (Lc 3,4). Esse é o chamado de João Batista, mas, ao permitirmos que a voz de Deus entre em nossos corações através deste trecho das Sagradas Escrituras, é preciso assumir essa missão.

Quero dirigir estas palavras especialmente aos pais e àqueles que se sentem chamados ao Matrimônio, que ainda se tornarão pais. Precisamos preparar nossas crianças para que o Senhor entre no caminho de suas vidas, principalmente neste tempo onde as festas cristãs tem sido engolidas por uma cultura fria, secularizada e consumista.

Fomos chamados por Deus, no dia em que Ele nos deu a graça de gerar vidas, a prepará-las para que um dia Ele mesmo entre e faça a Sua vontade em cada uma delas. Nós somos os grandes responsáveis pela salvação e pela verdadeira felicidade na vida de nossos filhos.

Cadastre-se grátis e receba todas as novidades do site por e-mail

Todos nós já passamos pela experiência de estar vendo televisão e, ao passar “aquele” comercial de um brinquedo maravilhoso, a criança, com os olhos brilhantes, diz: Pai, mãe, eu quero um desse! Neste momento, o nosso coração se enche de uma necessidade de prover aquele desejo para que a criança sinta-se feliz e para termos a sensação de que somos bons pais.

Precisamos despertar e dar para nossos filhos o verdadeiro presente, “aquele” que a traça não come e a ferrugem não corrói (cf. MT 6,18). Precisamos dar o Céu, preparar seus corações para serem filhos de um Deus apaixonado, que seria capaz de tudo para vê-los felizes, mesmo que custasse a vida do Seu filho único.

No Natal, celebramos a ação de um Deus apaixonado que enviou o Seu filho para nos resgatar. Não somos mais escravos, mas filhos, esta é a nossa fé, por isso, nos diz o Senhor: “Preparai o caminho…” (Lc 3,4). Que seja a sua fé a grande surpresa deste Natal, “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22,6).

O advento é o tempo onde nos preparamos para receber a vida do Deus feito homem, é tempo de reflexão, qual o caminho que você tem preparado para sua casa? Os caminhos dos estudos, vestibulares, das pessoas perfeitas e bem sucedidas? Não estou dizendo que tudo isso seja desprezível, o problema é que a fé normalmente fica a margem de tudo isso. Pegue a sua fé, mesmo que pequena, e acenda a chama da sua casa. Comece com um pequeno presépio, quem sabe um terço ou uma novena em família. Não se preocupe tanto com o tempo que o peru precisa ficar no forno ou com a hora de acender a churrasqueira, mas com o horário da missa de Natal, onde a família é direcionada para o essencial, busque uma boa confissão, perdoe, ame.  “Como um pequeno fogo pode incendiar uma floresta, assim o testemunho fiel de alguns pode espalhar a força purificadora e transformadora do amor de Deus.” Bento XVI

Não tenha medo de agir conforme a palavra de Deus, de alimentar aqueles que você mais ama com a beleza de um filho de Deus que ouve e crê na palavra do Pai e a põe em prática.

Luiz Moreira dos Anjos Junior
Consagrado na Comunidade Pantokrator 

 

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.