Rezar sem vontade tem algum valor?

rezar

Com certeza, sim! “Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca, acha. A quem bate, se abrirá” (Mt7, 7-8).  Esses versículos falam muito ao meu coração, me despertam um desejo profundo de rezar, de orar, de estar na presença d’Aquele que é. É uma receita de felicidade.

Você quer ser feliz?

Coloque-se todos os dias diante do Senhor para rezar, para suplicar, para clamar, para louvar. Sim, a nossa oração move o céu. Confie na força da sua oração. Confie que Deus ouve você e o atenderá segundo aquilo que for o melhor para você. Sejamos insistentes na nossa oração como o Senhor nos pede, vivenciando a Sua Palavra todos os dias; e assim seremos felizes.  Sim, querido leitor, rezar é a chave da felicidade, com vontade ou sem vontade. O que importa mesmo é eu estar lá.

Mas hoje eu não sinto vontade de rezar, o que fazer?

São Paulo, em sua Carta aos Efésios, e aqui eu ouso dizer, na carta que ele escreveu para mim e para você nos exorta: “não continuemos como crianças ao sabor do vento, agitados por qualquer sopro…” (Ef 4,14). Aqui ele quer nos dizer que não podemos mais agir como crianças, ter atitudes de crianças, e crianças mimadas que só fazem o que querem, quando querem, movidas por seus sentimentos e vontades. Se você está aqui, lendo esse texto, é porque você cresceu. É um homem, é uma mulher que tem uma consciência sobre si e que sabe o que quer e onde quer chegar.  Seu coração tem sede do infinito; por isso você busca, por isso, você está aqui, lendo esse texto.

Rezar nunca deve ser uma opção!

Rezar não é uma opção para mim e não deve ser para você também. Rezar tem que ser algo tão necessário para nós como a água e o alimento são para nosso corpo. Se eu não bebo água, eu me desidrato. Se eu não me alimento, o corpo desfalece. Meu querido leitor, se você não reza, você fica fraco, vulnerável, agitado e levado por qualquer sopro e não pelo sopro do Espírito. Esse, sim, deve nos guiar, conduzir, direcionar.

Rezamos para encontrar a vontade de Deus para nossa vida; então, se eu não me coloco diante de Deus para partilhar com ele minha vida e deixá-lo falar ao meu coração, como vou descobrir o sonho d’Ele para minha vida? Precisamos adentrar todos os dias, na intimidade do Coração de Deus, nutrir o desejo de estar “dentro” desse Coração que é bondoso, amoroso, misericordioso, independe se tenho vontade ou não.

Meu querido, entenda: não é a sua vontade, é a sua necessidade de estar com Deus que conta. Se você busca a Deus verdadeiramente, a primeira coisa que o demônio vai fazer é lançar os seus dardos inflamados do desânimo, preguiça, cansaço e tornar você uma pessoa totalmente apática na oração. “Tá, mas se isso acontecer, o que eu faço?” Lute!!! Seja constante e fiel nos seus propósitos de oração e aqui eu digo o quanto é importante ter propósitos de oração diária. Não podemos ficar no “se der” ou no “depois eu rezo”, “se der eu faço”, “se der… depois…” Isso é falta de maturidade cristã. Se sou batizado, crismado, cristão, tenho que assumir com afinco meus compromissos.

Uma vez, em uma formação na Comunidade Pantokrator, na qual sou consagrada, nosso fundador disse algo que me marcou profundamente: “quando me falta a vontade, tenho que fazer valer a graça da fidelidade e da obediência. Deixar que elas tomem as rédeas, tomem a frente da minha vontade fraca, frágil”. E isso serve para tudo, inclusive para nossos compromissos de oração pessoal, oração de intimidade com Deus, oração com a Palavra, oração do Santo Terço, Adoração.

Quantas vezes nos pegamos dizendo: “Deus não fala comigo!” Mas será mesmo que ele não fala? Será que eu tenho me colocado com amor e fidelidade na presença d’Ele todos os dias para ouvi-l’O? Tenho um horário reservado para me debruçar na Palavra de Deus, que é viva e eficaz, e no silêncio e meditação, ouvir o que Ele quer me falar? Encontro ali, na Palavra, uma palavra geradora de vida que vai dar a direção de todo o meu dia? Tenho me alimentado dessa palavra?

Sei que tudo isso não é fácil; e não é mesmo. É uma ascese que precisamos buscar todos os dias. Preciso da ascese para permanecer ali, no meu tempo determinado para a oração, mesmo não querendo estar. Eu te asseguro que, mesmo sem vontade, se arregaçamos as mangas e nos dispusermos a lutar por esse tempo de intimidade, a vitória vem, a graça de Deus nos socorre, ampara, sustenta, alavanca a nossa vida do chão e nos faz avançar cada dia mais para águas mais profundas da sua Diviníssima Vontade. Vencemos a nós mesmos, porque não é a nossa vontade que nos salva e que nos levará para o céu, mas sim, a nossa permanência na vontade de Deus, conquistada a cada dia que me disponho a rezar, a estar na presença do Eterno.

São Paulo nos orienta a renovar sem cessar o sentimento de nossa alma e revestir-nos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade (cf. Ef 4, 23,24). E isso nós conquistamos dia a dia, colocando-nos em Sua presença, abrindo-nos à Sua graça, permitindo que o Espírito aja em nós, cure e nos liberte para a glória de Deus.

Querido leitor, deixo com essa palavra de São Paulo. Que ela guie você e o faça forte e firme na conquista da sua salvação: “Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruina; somos de manter a fé, para nossa salvação (Heb10,39).

Deus o abençoe!

Sandra Luzia Silva Santos
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Tags:

  ●    ●    ●    ●    ●    ●  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua doação e ajude a manter a nossa comunidade ativa e próspera

Conteúdos Relacionados

Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies
Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies