Saia do controle: Ele vê sempre mais longe

0
controle

Uma das características fortes da vida nos dias de hoje é o controle das situações. Somos levados a querer viver uma vida controlando tudo o que nos acontece. Fazemos planos, planejamos viagens, guardamos dinheiro para uma construção ou uma compra de um carro… tudo como se fosse acontecer exatamente como nós queremos. Mas será que podemos mesmo controlar tudo em nossas vidas?

    Quantas vezes você se deparou com frustrações de algo que foi muito bem planejado e mesmo assim não aconteceu? Eu já passei por diversas situações dessas. E muitas vezes, na minha humilde ignorância, me questionava o porquê de não ter dado certo, ou o porquê que eu perdi o controle da situação. Meus amados, somos mesmos muito pequenos para querer controlar tudo e ter sucesso em tudo. A única certeza de vitória que podemos ter é nos confiando inteiramente na vontade de Deus e largar os remos do nosso barco em Suas mãos poderosas!

        Quando nos colocamos diante da presença divina e nos abandonamos em Suas mãos, tudo muda e tudo pode ser realizado. Mas devemos nos lançar na vontade de Deus e não na nossa própria vontade. Eu quero isso, mas e se Deus não quiser isso pra mim? E se, nos planos d’Ele, algo diferente está preparado? Se sei que tudo o que Deus nos dá e permite em nossas vidas está dentro da perfeição divina, não posso querer mudar a Sua vontade em detrimento da minha.

    Pense nas dificuldades já vividas em sua vida. Traga na memória situações que você viveu e que, pelo fato de não saber o que fazer, você se sentiu meio perdido e teve que deixar nas mãos de Deus. Tenho a certeza absoluta de que, nessas situações, Deus conseguiu ser Ele mesmo e pôde agir com autoridade. A questão é: por que deixo chegar nesse ponto para largar a minha vida em Suas mãos?

    No meio de uma tempestade, não temos a capacidade de ver as coisas de maneira clara. Não temos uma sabedoria constante que nos permite dar o passo na direção certa. Muitas vezes enfiamos os pés pelas mãos e entramos num processo de profunda decepção porque não conseguimos agir.

    No dia de hoje, te convido a tomar uma decisão que pode mudar tudo em sua vida. Em um momento em que você esteja sozinho, no silêncio do seu coração, reze e clame a força do Espírito Santo de Deus! Peça à Ele que te auxilie nas suas dificuldades, dê a Ele o controle de todas as coisas, que Ele pegue os remos das suas mãos e dê permissão para Ele conduzir TUDO.

    Pense em cada área da sua vida, em toda a sua história de vida, e diga: Tudo é Teu, Senhor! Me abandono em Teus braços e livremente te entrego toda a minha vida.

“Fazei-me sentir, logo, vossa bondade, porque ponho em vós a minha confiança. Mostrai-me o caminho que devo seguir, porque é para vós que se eleva a minha alma. (Salmos 142, 8)”

    Quando nos entregamos completamente em Suas mãos, podemos ter a certeza de que Ele nos guiará e abrirá as portas que estão fechadas. Precisamos urgentemente dar esse passo de confiança e abandono e tirar o controle das nossas mãos.

    A partir desse ato de fé, o seu coração vai se encher de paz e tranquilidade, pois você terá a certeza de que, Deus estando no controle de tudo, não poderá dar errado. É na certeza do poder e da ação de Deus que viveremos alegres, confiantes e livres.

    Temos os santos que viveram essa experiência e podem nos testemunhar através da própria vida, vivida nesta confiança e abandono nas mãos do Deus todo poderoso.

“Da confiança (em Deus) nasce nos santos aquela inalterável tranquilidade, que os fez sempre alegres e sossegados, até mesmo no meio das contrariedades”. “Quem mais ama a Deus, mas espera na sua bondade”. Santo Afonso de Ligório

    Renuncie constantemente ao seu desejo de ter o controle sobre tudo. Tente se lembrar disso de maneira concreta a cada dia, para que sua vida seja guiada e conduzida pela unção e força de Deus. Esteja aberto para acolher a vontade de Deus na sua vida. Ele sempre nos surpreende, age de maneira fiel e silenciosa. Mesmo enquanto dormimos, Deus está agindo. Somos seus filhos amados e sua misericórdia é infinita.

“Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai”.
Santa Teresinha do Menino Jesus

Te convido a rezar o salmo 90, que é o salmo da confiança, com a certeza de que Deus ouve a sua oração, o seu clamor:

1.Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, * que moras à sombra do Onipotente, 2. dize ao Senhor: “Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em quem eu confio”. 3.É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa. 4.Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção.

5.Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia, 6.nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia. 7.Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita: tu não serás atingido. 8.Porém, verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores,

9.porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo. 10.Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda, 11. porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. *

12.Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. * 13. Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão. 14.“Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome. 15.Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele. Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória. 16.Será favorecido de longos dias, e eu lhe mostrarei a minha salvação.””

Amém! Que Deus nos abençoe!

Leila Engels
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.