Toda espera é fecunda se vivida com fé

0
Espera

A Fé e a Esperança são duas virtudes que se complementam e caminham lado a lado. Podemos dizer que uma serve de apoio à outra. Pela Fé, possuímos aquilo que ainda não temos e a Esperança nos leva a desejá-lo e nos conduz ao objeto da nossa Fé. Toda espera é fecunda se vivida com Fé e é essa Esperança que não nos deixa desistir daquilo em que acreditamos.

Fé que dá sentido à nossa espera

É a nossa Fé que dá sentido e direção à nossa espera. Compara-se a um alvo no qual devemos nos focar e para o qual devemos nos direcionar. É essa Esperança que nos leva a alcançar o que desejamos, o nosso alvo – a santidade. Sem fé, não somos capazes de esperar, de ter esperança na vida eterna, de almejar a santidade. Sem a Fé, nossa espera permanece à deriva, sem rumo, como um barco perdido em alto mar. A Fé é o grande farol que sinaliza nosso destino: o próprio Deus.

Da mesma forma, é a Fé que alimenta a nossa espera, não nos deixa sucumbir, mas nos mantém nutridos e firmes nas nossas jornadas nos desertos da vida. Alimentados pela Fé, seremos robustos e capazes de esperar e desejar a Deus como fim último, caminhar com vigor pelos vales escalar as montanhas que a vida em busca da santidade nos propõe.

Como nutrir-se de Fé?

A Fé é dom de Deus concedido a nós pela ação do Espírito Santo. Devemos desejar e clamar o dom da Fé incessantemente e abrir-nos para que o Espírito opere essa graça em nós. Quando temos Fé, tudo se torna possível. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível.” É o próprio Senhor Jesus que nos fala no Evangelho de São Mateus (17,20).

Cabe a nós também cooperar com Deus no cultivo da Fé em nossas almas através de uma vida de oração constante e profunda que gerará em nós frutos de Fé e intimidade com o Senhor. Tais são os frutos que manterão toda e qualquer espera em Deus amadurecida, fecunda e inabalável!

Que o Bom Deus abençoe a todos nós!

Adriane Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.