Você conhece o Método Billings

0
Método Billings

Quando ouvi falar, pela primeira vez, do Método de Ovulação Billings (MOB) estava nos preparativos para o casamento. Várias dúvidas e medos pairavam sobre a minha cabeça, mas uma coisa era certa: não queria usar métodos contraceptivos artificiais e não desejava engravidar tão cedo. Então, participei de uma formação sobre o MOB, que fez cair por terra todos pensamentos errôneos sobre a fecundidade.

Primeiramente, a fecundidade é um dom e o fim último do sacramento do Matrimônio. “Chamados a dar a vida, os esposos participam do poder criador e da paternidade divina” (CIC 2367). Os filhos são os maiores presentes que Deus poderia nos dar: “Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa ao fruto das entranhas” (Sl. 126, 3).

Por outro lado, a cultura de morte quer disseminar a mentira, contaminando a sociedade com: padrões, consumismo, ideologias e uma busca desenfreada pelo prazer. Nesse amontoado de coisas, parece que não sobra espaço para o filho e nem para a generosidade divina.

Diferente do que algumas pessoas pensam, o Método Billings não é um método contraceptivo, voltado para evitar a fecundação, mas sim uma ferramenta natural e eficaz para espaçar a gestação por motivos justos.

Há motivos justos para o espaçamento da gestação?

E quais seriam esses motivos? O Papa Paulo VI, na Encíclica Humanae Vitae, descreve as razões. “Se, portanto, existem motivos sérios para distanciar os nascimentos, que derivem ou das condições físicas ou psicológicas dos cônjuges, ou de circunstâncias exteriores, a Igreja ensina que então é lícito ter em conta os ritmos naturais imanentes às funções geradoras, para usar do matrimônio só nos períodos infecundos e, deste modo, regular a natalidade, sem ofender os princípios morais”.

Antes de qualquer coisa, o casal precisa refletir sobre as suas reais intenções, conforme nos orienta o Catecismo da Igreja Católica: “Devem, porém, verificar se tal desejo não procede do egoísmo, e se está de acordo com a justa generosidade duma paternidade responsável (CIC 2368).

Como funciona o Método Billings

O MOB é um método científico que foi desenvolvido pelo casal de médicos australianos John e Evelyn Billings, e consiste na observação diária dos sinais de fertilidade ou infertilidade do organismo. Foi concebido para que desde a mulher mais simples até a mais estudada pudesse entender e aplicar.

Cada mulher possui um ciclo menstrual (curto, médio e longo) podendo ser regular ou irregular. Durante os dias que levam à ovulação, o muco cervical sai da vagina quando a mulher está de pé e se move. O muco é observado na vulva, pela mudança de sensações ao longo do dia e pela observação direta do muco que é visível, de tempo em tempo.

Ao final do dia, a mulher realiza o registro das observações que pode ser seca, molhada e escorregadia. Orienta-se que nesse momento o esposo participe também. As anotações revelam os padrões de infertilidade e fertilidade. O padrão de fertilidade é um padrão que muda, já o padrão de infertilidade é um padrão sem mudanças. Estes dois são consequências de padrões hormonais que controlam a sobrevivência espermática e a concepção e, portanto, proporcionam informação confiável para conseguir ou espaçar a gravidez.

Diferença da Tabelinha

A tabelinha consiste no cálculo matemático do período fértil e depende que a mulher tenha um ciclo regular, o que nem sempre é possível, devido ao estresse, ingestão de bebidas alcoólicas, medicamentos e outros. Já o MOB, não há necessidade que a mulher tenha um ciclo regular, apenas que observe as sensações e anote no gráfico.

Benefícios do Método Billings

O Método Billings proporciona o autoconhecimento da mulher, bem como, o cuidado com a saúde. Ele não tem efeitos colaterais e pode ser utilizado em qualquer fase da vida reprodutiva. Além disso, favorece a harmonia entre os cônjuges e a responsabilidade compartilhada.

A importância de um Instrutor

Quem deseja fazer o uso do Método Billings precisa procurar um instrutor credenciado que vai ajudar a reconhecer os padrões, orientar sobre os registros, analisar os gráficos e ensinar as regras de cada fase. A Cenplafam Woomb Brasil é uma associação, representante oficial da Organização Mundial do Método de Ovulação Billings (WOOMB) no país, e se dedica a propagação dos Métodos Naturais de Planejamento Familiar, em particular ao ensino do autêntico Método de Ovulação Billings.

Andressa Aparecida da Silva
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.