Você fica parado ou segue em frente?

0
frente

Durante a nossa vida, nos deparamos com diferentes situações. Diariamente somos desafiados a tomarmos decisões e fazermos escolhas. E assim, determinamos se seguiremos em frente ou se vamos ficar parados.

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: “Problema todo mundo tem”. E já parou para pensar porque algumas pessoas vivem tão bem e outras se afundam no desespero. Será que essas primeiras não tem dificuldades e desafios? Ou será que, apesar disso, essa pessoa foi capaz de se superar?

Não há segredo, a forma como decidimos lidar com as situações é que vai determinar se vamos ficar parados ruminando os acontecimentos ou se vamos seguir em frente.

Os Santos, exemplo e inspiração

Não sei se você já olhou um pouco mais a fundo a vida dos santos. Às vezes, podemos ter a ilusão de que para eles foi fácil, afinal “são santos”. Grande engano!

Assim nos ensina Santa Teresinha do Menino Jesus. Sua história foi marcada por muitos sofrimentos desde a infância. Ela poderia ter se debruçado sobre as dificuldades, presa no passado e se tornado uma pessoa infeliz. No entanto, ela soube reverter tudo isso e seguir em frente.

 “Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias.” Santa Teresinha.

Temos muitos outros exemplos de Santos que viram nas dificuldades e provações um caminho que os levava direto para Deus. Santo Agostinho, São João da Cruz e Santa Rita de Cassia são alguns, dos muitos que podem te ajudar a ter uma visão e uma atitude diferente diante da vida.

Seguir em frente, mas não sozinho!

A primeira atitude a ser tomada é reconhecermos que estamos parados e que precisamos entrar em movimento. Apesar desse primeiro passo depender de um esforço pessoal e de uma vontade inicial própria, dificilmente conseguiremos caminhar sozinhos.

Mas é aí que vem o grande ensinamento dos nossos Santos. Eles se lançaram nas mãos de Deus. Sem uma vida amparada na graça e na misericórdia de Deus, não conseguiremos ir muito longe. O Senhor nos conhece profundamente e está pronto para nos acolher, basta pedir, clamar sem sessar e confiar.

“Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo, haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo.”(S. João 16,33)

Vanessa Cícera
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator 

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.