Benin: Bento XVI assina a Exortação Apostólica Pós-sinodal “Africae munus”

0

Realizou-se no final da manhã deste sábado um dos momentos mais esperados desta visita de Bento XVI ao Benin: a assinatura da Exortação Apostólica Pós-sinodal Africae munus (O compromisso da África).

Na Basílica de Ouidah, o Papa se reuniu com os membros do Conselho Especial para a África do Sínodo dos Bispos, os Bispos do Benin e convidados para um momento de oração.

A seguir, após as palavras do Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Nikola Eterovic, o Papa fez um breve discurso antes de assinar a Exortação Apostólica

Bento XVI recordou Essa Assembleia Especial para a África concentrou-se sobre o tema da reconciliação, da justiça e da paz. Pontos importantes para o mundo em geral, mas que se revestem de uma atualidade muito particular na África.

“Basta recordar as tensões, as violências, as guerras, as injustiças, os abusos de toda a espécie, velhos e novos, que caracterizaram este ano. A Igreja na África é chamada a promover a paz e a justiça, incitando-nos a denunciar e combater toda a forma de escravatura”, afirmou.

RealAudioMP3 E em português, disse: “É preciso não cessar jamais de procurar os caminhos da paz. Esta é um dos bens mais preciosos. Para alcançá-la, é necessário ter a coragem da reconciliação que nasce do perdão, da vontade de recomeçar a vida comunitária, da visão solidária do futuro, da perseverança para superar as dificuldades. Os homens, reconciliados e em paz com Deus e o próximo, podem trabalhar por uma justiça maior no seio da sociedade. É preciso não esquecer que a justiça primeira é, segundo o Evangelho, cumprir a vontade de Deus. Desta opção de base, derivam inúmeras iniciativas que visam promover a justiça na África e o bem de todos os habitantes do continente, principalmente dos mais carenciados que precisam de emprego, escolas e hospitais. África, terra de um Novo Pentecostes, tem confiança em Deus! Animada pelo Espírito de Jesus Cristo ressuscitado, torna-te a grande família de Deus, generosa com todos os teus filhos e filhas, agentes de reconciliação, de paz e de justiça. África, Boa Nova para a Igreja, torna-te isto mesmo para o mundo inteiro!”

Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.