“Ser sacerdote significa ser servos com exemplaridade de vida”, disse Bento XVI nas vésperas para o ínicio do ano acadêmico das Universidades Pontificias de Roma

0

Bento XVI presidiu as vésperas, esta sexta-feira, na Basílica Vaticana, para o início do ano acadêmico das Universidades Pontifícias de Roma.

O Papa saudou o Prefeito da Congregação para a Educação Católica, Cardeal Zenon Grocholewski, os colaboradores desse organismo vaticano, além de reitores, professores e estudantes presentes na Basílica de São Pedro.

“Setenta anos atrás o venerável Pio XII, com o Motu proprio “Cum vobis” instituiu a Pontifícia Obra para as Vocações Sacerdotais, com o objetivo de promover as vocações presbiterais, difundir o conhecimento da dignidade e necessidade do ministério ordenado e encorajar a oração dos fiéis para obter do Senhor numerosos e dignos sacerdotes” – frisou Bento XVI.

Segundo o Pontífice, o Motu proprio “Cum vobis” foi o início de um grande movimento de iniciativas de oração e atividades pastorais. Depois da criação da Pontifícia Obra para as Vocações Sacerdotais, outras se desenvolveram em vários lugares.

O Papa frisou que “no chamado ao ministério sacerdotal existe o encontro com Jesus, o ser fascinados, despertados pelas suas palavras, seus gestos e sua pessoa. O chamado do Senhor ao ministério não é fruto de méritos particulares, mas é dom que deve ser acolhido e correspondido, dedicando-se ao projeto de Deus de maneira generosa”.

“Ser sacerdote – explicou o Pontífice – significa ser servos com exemplaridade de vida”.

Bento frisou que nesta reflexão sobre o ministério sacerdotal, as pessoas que estudam e trabalham nas Universidades Pontifícias de Roma podem encontrar elementos úteis para viver intensamente o período de estudos na Cidade Eterna.

“É importante que todos aprendam a permanecer com o Senhor, cotidianamente, no encontro pessoal com Ele deixando-se fascinar pelo seu amor e ser anunciadores de seu Evangelho. É importante procurar seguir na vida o projeto que Deus tem para cada um e se preparar através do estudo sério e aplicado, a servir o Povo de Deus nas tarefas diárias” – concluiu o Papa.

Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.