Servo de Deus José Toniolo, leigo e pai de família será beatificado em Roma

0

Será beatificado no próximo dia 29 de abril, na Basílica de São Paulo fora dos Muros, em Roma, o Servo de Deus José Toniolo. Presidirá a celebração o Cardeal Salvatore De Giorgi, Assistente Geral emérito da Ação Católica italiana e Arcebispo emérito de Palermo. Toniolo (1845-1918), economista e sociólogo, foi o idealizador das Semanas Sociais dos católicos italianos, membro da Ação Católica; foi também um dos fundadores da Federação Universitários Católicos Italianos (Fuci).

Foi proclamado Venerável pelo Papa Paulo VI no dia 7 de janeiro de 1971, enquanto no dia 14 de janeiro deste ano, o Papa Bento XVI autorizou a Congregação para as Causas dos Santos à promulgação do decreto de “um milagre atribuído à intercessão do venerável Servo de Deus José Toniolo, leigo, pai de família”, último passo antes da beatificação.

O Postulador da causa, Padre Domenico Sorrentino, o define “um homem apaixonado por Cristo e pela Igreja”, “um leigo comprometido por uma economia ética na época, a sua, do mais duro e injusto capitalismo; um defensor convicto da presença dos católicos na política numa época em que o ‘non expedit’ (não é permitido) proibia sua participação: um convite premente a não ficar só num compromisso caritativo assistencial, mas a ir à raiz dos problemas com soluções também político-econômicas”.

Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.