Semana Missionária na Comunidade Pantokrator

0

A Comunidade Pantokrator teve o privilégio de acolher dois grupos de jovens peregrinos, vindos das dioceses francesas de Meaux e Avignon, acompanhados por sacerdotes e o bispo de Meaux. No início desta Semana Missionária, além de partilharem de nossa espiritualidade, puderam conhecer também um pouco de nossa cultura. Nos últimos dias, os peregrinos estiveram em um pequeno tour pelos lugares históricos da cidade de Campinas.

O que mais encantou os grupos foi a beleza de nossas Igrejas – a Catedral, sede de nossa Arquidiocese, e a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, a primeira Igreja de Campinas, onde nossa cidade nasceu. Encantaram-se também com o Templo Votivo do Santíssimo Sacramento. Nesses espaços sagrados, puderam recolher-se à oração por alguns minutos, enquanto contemplavam a arquitetura do lugar.

Peregrinos franceses visitaram a Basílica do Carmo, Catedral de Campinas e Mercado Municipal
Peregrinos franceses visitaram a Basílica do Carmo, Catedral de Campinas e Mercado Municipal

Os grupos visitaram ainda o Museu de Arte Sacra da Arquidiocese, o monumento-túmulo do compositor campineiro Carlos Gomes e o Mercado Municipal, além do Parque Taquaral, onde jovens de Meaux partilharam com os jovens da Comunidade Pantokrator um pouco de sua cultura, com apresentações na Concha Acústica. Num desses tours, os peregrinos se encontraram com outros grupos de jovens estrangeiros pelas ruas de Campinas, o que foi motivo de júbilo e congraçamento para todos: já foi uma antecipação da alegria que tomará nossos corações na JMJ no Rio…

Momentos fortes para os grupos de peregrinos têm sido as celebrações da Santa Missa na Comunidade e as experiências de oração com o Santíssimo Sacramento.

Dom Nahmias, Bispo da Dioceses de Meaux - França celebra missa na Comunidade Pantokrator
Dom Nahmias, Bispo da Dioceses de Meaux – França celebra missa na Comunidade Pantokrator

Durante as noites, a Comunidade Pantokrator tem procurado mostrar um pouco da cultura artística brasileira, com apresentações de MPB e de Música Clássica Brasileira, que têm surpreendido os jovens.

Nesse tempo, todos nós estamos nos enriquecendo! São momentos de muita graça, em que podemos experimentar de modo concreto a comunhão e unidade em torno da Pessoa de Jesus Cristo: de todos os cantos do mundo, independente do idioma que se fale, da raça ou da cultura, o Senhor nos une e nos chama a viver o amor e a partilha. E nos ensina que a verdadeira alegria está em segui-l’O. Eis o maior projeto de vida: JESUS CRISTO, a nossa alegria!

Katia Maria Bouez Azzi
Redação Pantokrator 

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.