Internet: Os cuidados que precisamos ter no mundo virtual

1

crianca-computadorA internet exerce um grande fascínio em pessoas de todas as idades. Principalmente, pelo grande acervo de informação e as inúmeras ferramentas que, quando bem utilizadas, otimizam muitas tarefas cotidianas.

Porém, assim como qualquer meio de comunicação em massa, é preciso também ter um certo cuidado ao utilizá-la. Afinal, nem todas as informações disponibilizadas em sites e redes sociais são convenientes para cristãos.

Neste ponto, entra o papel fundamental dos pais na orientação do uso da internet, já que uma criança que ainda não possui a consciência plenamente formada irá ter dificuldade na hora de selecionar o conteúdo apropriado. Pensando nisso, o Portal da Família pesquisou algumas informações de segurança para a educação das pessoas quanto ao uso da internet:

1. Lembre-se de que, na Internet, você nunca pode ter certeza de quem é a pessoa com quem você está conversando. Infelizmente, muitos mentem, e alguém que diz ser uma criança pode na verdade ser um adulto perigoso.

2. Nunca divulgue informações sobre a sua vida, como por exemplo o seu sobrenome, o seu número de telefone, onde você mora ou onde é a sua escola, sem perguntar primeiro a seus pais. Desconfie daqueles que querem saber muito sobre você, pois mesmo com poucas informações as pessoas podem fazer muitas coisas.

3. Tenha em mente as regras de segurança quando estiver online: o seu comportamento e os sites que você visita determinarão em grande parte a sua segurança online. Sempre siga as regras de uso da Internet, quer esteja em casa, na escola, na biblioteca ou em outros lugares. Elas existem para garantir que você possa se divertir de maneira segura.

4. Sempre mostre respeito pelos outros: trate as pessoas que estão online como você gostaria de ser tratado. Nunca envie mensagens de e-mail ofensivas ou desagradáveis. Lembre-se de que qualquer coisa que você escrever ou enviar online pode ser reenviado a outras pessoas – por exemplo a seus pais ou à sua escola! Portanto, se você sentir a tentação de dizer algo que os outros não gostariam de ouvir, abafe essa tentação!

5. Fazer planos para encontrar os seus “amigos virtuais” na vida real normalmente é uma péssima ideia. As pessoas podem ser muito diferentes na vida real daquilo que elas dizem ser pelo computador. Se quiserem marcar um encontro com você, não aceite. Se você quiser conhecê-los, leve os pais consigo e encoraje os seus “amigos” virtuais a fazer o mesmo. No mínimo, faça com que os seus pais e amigos reais saibam o que você vai fazer.

6. Desligue o computador se alguma coisa o deixar preocupado ou inquieto. Se alguém com quem você estiver conversando ou alguma coisa que você vir quando estiver online fizer você ter preocupação ou medo, simplesmente feche o navegador e desligue o computador. Sempre avise os seus pais ou professores se você tiver medo ou se sentir ameaçado quando estiver online – eles sabem o que fazer.

7. Se você receber e-mails suspeitos, arquivos ou fotos de alguém que não conhece, mande-os para a lixeira. Você tem muito que perder se confiar em alguém que não conhece. Do mesmo modo, evite clicar em links que você não conhece.

8. Nunca distribua as suas senhas para outros colegas.

9. Nunca faça nada que possa custar dinheiro à sua família, como por exemplo compras online, a não ser que haja algum de seus pais ajudando você a fazer isto.

10. Antes de você conversar com um desconhecido na internet sobre algum problema que tenha ou alguma dificuldade que sinta, experimente falar com um parente compreensivo ou um amigo e conte-lhes o que você sente. Eles são um recurso muito melhor e mais digno de confiança do que um estranho numa sala de bate-papo.

11. Evite entrar em salas de bate-papo (chats) que parecem provocantes ou de muita discussão, e não deixe as pessoas online usarem o truque de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca as conheceu pessoalmente. Também não se deixe envolver em discussões e brigas online.

Gustavo Souza
Postulante da Comunidade Pantokrator

1 COMENTÁRIO

  1. Meu filho está muito rebelde ando com medo que ele esteja em más companhias por isso instalei um programa rastreador de Celular esse programa tem me ajudado muito recomendo a vocês: > brunoespiao.com.br

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.