Zélia e Jerônimo podem ser o primeiro casal beatificado no Brasil

0

Em breve, o Brasil pode ter seu primeiro casal de beatos. Tudo isso, graças a belíssima história de vida do casal Zélia e Jerônimo.

1236663_374711815988682_1491505153_nNo próximo sábado, na paróquia Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro, irá acontecer a cerimônia de abertura canônica do processo de beatificação do casal carioca.
Zélia nasceu em 5 de abril de 1857, em Niterói, capital da então Província do Rio de Janeiro. Jerônimo nasceu em Magé, Província do Rio de Janeiro, em 26 de julho de 1851. Casaram-se em 27 de julho de 1876, na Barra da Tijuca.

O casal teve 13 filhos, dos quais, nove seguiram vocação religiosas, e os outros quatro faleceram ainda pequenos. Zélia, que ficou viúva em 12 de agosto de 1909, após morte repentina do seu marido, ingressou na Congregação do Sacratíssimo Coração.

A fama de santidade de Zélia e Jerônimo espalhou-se pela capital carioca logo após suas mortes. Há alguns anos, segundo conta o responsável pela Causa dos Santos na arquidiocese do Rio, Dom Roberto Lopes, a abertura do processo seria apenas para Zélia, que morreu como monja, com o nome de Irmã Maria do Santíssimo Sacramento.

No entanto, com a verificação da biografia percebeu-se que Jerônimo também viveu com grandes virtudes. “As virtudes heroicas de Zélia foram justamente por ter sido esposa, com todos os filhos consagrados a Deus – três sacerdotes e três religiosas. Mas, quando foi se verificar, o seu marido tinha também grandes virtudes: uma história belíssima de um homem de fé, que orientou os filhos na fé e na tradição da Igreja, um pai generoso”, relatou Dom Roberto.

Com a abertura do processo, Jerônimo e Zélia será o primeiro casal brasileiro a, possivelmente, receber o título de beatos da Igreja. Segundo Dom Roberto, os postuladores da causa já coletaram inúmeros relatos de fiéis que receberam graças por intercessão do casal. Todavia, estas, só serão averiguadas oficialmente após abertura canônica no próximo sábado.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro disponibilizou uma página no Facebook com a biografia do casal Zélia e Jerônimo, além de fotos e outras informações sobre o processo de beatificação.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.