Bispos portugueses apresentam novo livro do Papa

0

Lisboa, 22 Fev (Ecclesia) – Vários bispos portugueses vão apresentar publicamente, a partir de 11 de Março, a segunda parte do livro «Jesus de Nazaré», assinada por Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI.

D. Manuel Clemente, bispo do Porto, e D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, são os primeiros a falar sobre a obra, revela a Principia Editora, responsável pela publicação em Portugal.

A obra é dedicada aos momentos que precederam a morte de Jesus e à sua ressurreição, mostrando, segundo o Papa, “as palavras e acontecimentos decisivos” da vida de Cristo.

“Embora continue, naturalmente, a haver detalhes a discutir, todavia espero que me tenha sido concedido aproximar-me da figura de Nosso Senhor de um modo que possa ser útil a todos os leitores que queiram encontrar Jesus e acreditar n’Ele”, pode ler-se, no prefácio do livro.

Esta segunda parte de «Jesus de Nazaré» é lançada no Vaticano, a 10 de Março, em conferência de imprensa, com a presença do cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os bispos, e de Claudio Magris, escritor e germanista.

A 18 de Março, o livro é apresentado na Guarda, com a presença de D. Manuel Felício, e no dia seguinte é D. António Vitalino, bispo de Beja, que fala da obra na biblioteca José Saramago.

No dia 24 de Março, é a vez da diocese de Braga, numa apresentação conjunta de D. Jorge Ortiga, arcebispo local, e D. António Couto, bispo auxiliar.

A 25 de Março, a obra é apresentada no seminário de Lamego, estando em curso o agendamento da apresentação do livro noutras dioceses de Portugal.

O primeiro volume de «Jesus de Nazaré» tinha sido publicado em 2007 e era dedicado à vida de Cristo (desde o Baptismo à Transfiguração).

Um terceiro volume está a ser escrito por Bento XVI, que vai abordar os chamados “Evangelhos da infância”, sobre os primeiros anos da vida de Jesus.

Toda a obra começou a ser escrita nas férias de 2003, antes da eleição de Joseph Ratzinger como Papa.

A partir do dia 10 de Março, a Agência ECCLESIA vai apresentar também o conteúdo essencial do livro, com a análise de biblistas.

A Principia permite já uma pré-reserva desta segunda parte do livro «Jesus de Nazaré», na sua página na Internet.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.