Papa Francisco não visitará o Brasil em 2017

0

Embora fosse muito aguardado pelos brasileiros, o Papa Francisco não poderá viajar ao Brasil em 2017, quando o país celebrará os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.

papa

A informação foi confirmada nesta quinta-feira pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à equipe da Canção Nova em Roma, após uma audiência com o Santo Padre.

“Falamos do Ano Nacional Mariano que começou dia 12 de outubro e ele se interessou. Foi aí que entrou o assunto de Aparecida e ele nos disse que ano que vem não poderá ir a Aparecida, porque indo a Aparecida teria que ir na Argentina, Chile, Uruguai e não há condições porque esse ano suspendeu as visitas ad limina (a visita dos bispos), e ano que vem vai pegar as visitas que seriam deste ano e do próximo ano”, disse o vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger.

Entretanto, segundo o secretário-geral da Conferência, Dom Leonardo Steiner, isso não significa que o Pontífice descarte uma segunda visita ao Brasil.

“Nós esperamos que, no futuro, ele venha nos visitar mais uma vez e isso certamente acontecerá porque existe sempre uma conjuntura de elementos, de momentos, e também a necessidade da presença do Santo Padre em outros lugares do mundo”, declarou.

Dom Leonardo explicou que o Papa Francisco “olha todo o conjunto da Igreja, não olha só para o Brasil. Pelo fato dele ter essa noção da necessidade da presença dele no mundo todo, devagar ele vai vendo onde há necessidade de ir primeiro”.

Momentos antes da audiência com o Santo Padre, o presidente da CNBB, Dom Sérgio da Rocha, contou à Rádio Vaticano que reiteraria o convite ao Pontífice para que visitasse o Brasil no próximo ano.

Mas, ressaltou que “compreendemos que ele tem também outros compromissos, outras necessidades da Igreja” e, por isso, faria o convite, mas “respeitando sempre as suas possibilidades”.

Em setembro, quando foi inaugurado o monumento em honra a Nossa Senhora Aparecida nos Jardins Vaticanos, Francisco lembrou que quando esteve no Brasil “em 2013, havia prometido retornar, no próximo ano, a Aparecida”. “Não sei se será possível. Mas, pelo menos, estou mais próximo dela aqui”, disse na ocasião.

Via ACI

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.