Santa Catarina: nove cidades decretaram estado de calamidade pública por causa das enchentes

0

Nove cidades catarinenses decretaram estado de calamidade pública por causa das enchentes provocadas pelas fortes chuvas da semana passada. O governo de Santa Catarina informou também que há 44 municípios em situação de emergência. O Ministério da Integração Nacional vai anunciar amanhã (13) a liberação de R$ 13 milhões para ajudar às vítimas das enchentes no estado. O assunto foi tema de reunião hoje, no Palácio do Planalto, sob comando da presidenta Dilma Rousseff.

O último boletim da Defesa Civil catarinense, divulgado no começo da tarde, informa que 973 mil pessoas foram afetadas pela chuva, que deixou 161,8 mil desalojados e 15,1 mil desabrigados. Três pessoas morreram (em Guabiruba, Itajaí e Laurentino) e 148 estão doentes.

As cidades cujas prefeituras decretaram estado de calaminidade pública são Agronômica, Brusque, Rio do Sul, Ituperanga, Aurora, Presidente Getúlio, Laurentino, Lontras e Taió.

O governo federal determinou ainda o envio de três 3 toneladas de medicamentos, incluindo vacinas, para as regiões atingidas pelas enchentes em Santa Catarina. Paralelamente, o Ministério da Integração Nacional prepara a autorização para permitir o saque de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conforme regras do Ministério da Previdência.

Agência Brasil

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.