Brasileiros residentes em Roma participaram este domingo da Festa da Padroeira

0

A festa começou com um almoço na comunidade Santa Maria da Luz, no bairro Trastevere, onde a comunidade brasileira de Roma se reúne há anos.

À tarde, os brasileiros se concentraram na Praça Navona, em frente à Embaixada do Brasil, para a procissão que percorreu as ruas do centro histórico de Roma até a Igreja Santa Maria da Luz, para a Santa Missa que este ano foi presidida por Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

Como acontece todos os anos, os romeiros chamaram a atenção dos turistas, que paravam para observar a procissão. Sobre essa devoção popular, Rafael Alberto Alves dos Santos entrevistou Dom João, que saudou também os ouvintes da Rádio Vaticano: “Eu penso que havia no passado, quando a sociedade se identificava mais com o religioso, havia mais essas manifestações. Eu fiquei muito feliz de perceber já este ano, por exemplo, que nós tivemos Corpus Christi nas ruas de Roma, porque o Papa João Paulo II restaurou essa procissão. Então hoje ver os brasileiros na Praça Navona e vir de lá até aqui, o Trastevere, para a Madonna della Luce, e vir todos os brasileiros juntos celebrando a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, pelas ruas cantando em meio aos turistas, rezando, é um sinal muito bonito da fé que está no coração. E talvez para muitos fica a pergunta: por que eles fazem isso? Porque a fé está no coração das pessoas De qualquer maneira é para nós um sinal de alegria porque estamos ali com Nossa Senhora e para quem está perto, que passa e quem nem sabe às vezes o que é, é um ponto de interrogação que pode fazer pensar. Nós queremos saudar vocês neste dia que é tão carinhoso para nós, dessa Mãe que nos reúne na sua casa, nos faz caminhar como um único povo, nos faz amar-nos, superar as dificuldades, superar as separações, acreditar quando essa vida é difícil, porque essa Mãe está perto e nos ajuda a caminhar com esperança”.

No dia 12 de outubro, a festa será no Colégio Pio Brasileiro.

Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.