Papa nomeia Dom Altieri como novo arcebispo para o Brasil

dom-altieri-arcebispo

O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 11, um novo arcebispo para a arquidiocese de Passo Fundo (RS). O nome designado pela Santa Sé foi o de Dom Antonio Carlos Altieri, o atual bispo na diocese de Caraguatatuba (SP).
Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda o novo arcebispo e destaca seu empenho na evangelização dos jovens.
“Dom Altieri dá particular importância ao desafio representado pelo trabalho com a juventude. ‘Os clérigos precisam estar mais próximos dos jovens. Um dos grandes desafios é a transparência, o testemunho para que os jovens não se decepcionem’, disse, recentemente, na assembleia do regional Sul 1 da CNBB, durante painel sobre o trabalho pastoral com a juventude”, ressalta a CNBB.
A Conferência dos Bispos agradece o trabalho realizado pelo arcebispo emérito, Dom Pedro Ercílio Simon, na arquidiocese e pede as bençãos de Deus sobre “sua nova fase de vida de dedicação na Igreja”.
Por fim, a CNBB faz votos de que o ministério do novo arcebispo “seja cheio de fruto”.
Dom Altieri
Nascido aos 18 de outubro de 1951, na cidade de São Paulo (SP), foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1978, sagrado por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, e teve sua ordenação episcopal em 28 de outubro de 2006.
Dom Antonio Carlos foi nomeado bispo de Caraguatatuba pelo Papa Bento XVI em 26 de julho de 2006. Ele escolheu como lema do seu episcopado uma frase cheia de esperança: “Nós acreditamos no amor”.
O novo arcebispo é conhecido por sua atuação em prol dos jovens. Em outubro de 2007, Dom Antonio Carlos Altieri foi confirmado bispo assessor responsável do Setor Juventude do regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB. Para ele, a “Juventude é o rosto da Igreja”.
Com uma vida acadêmica bastante vasta, o bispo é professor de diversas disciplinas como Filosofia, Psicologia, Ciências Físicas, Biológicas, Matemática, e até de piano. E de reconhecimento Pontifício, é bacharel em Teologia e licenciado em Ciências da Educação.
O lema de Dom Antonio Carlos Altieri é “Nós acreditamos no amor”.

CN Notícias

●    ●    ●    ●    ●    ●    ●