EUA: católicos continuam sendo os que menos se divorciam

0

O fenômeno é evidenciado no resultado dos estudos do Centro de Pesquisa Aplicada ao Apostolado, da Universidade de Georgetown

Segundo estudos divulgados pelo Centro de Pesquisa Aplicada ao Apostolado, da Universidade de Georgetown (EUA), os católicos têm menos probabilidade de se divorciar que as pessoas de outras religiões ou sem crenças religiosas.

“Os católicos se destacam com somente 28% de pessoas que se divorciaram em algum momento”, afirma o centro, em comparação com mais de 40% dos que não têm filiação religiosa, 39% dos protestantes e 35% dos que possuem outra fé religiosa.

nulidade-casamentoIgualmente, os católicos que se casam com outros católicos também têm menos probabilidade de se divorciar que os católicos casados com pessoas de outras religiões. Segundo uma pesquisa realizada em 2007 pelo mesmo organismo, somente 27% dos católicos casados com católicos se divorciaram, enquanto entre os casados com protestantes se divorciaram em 50% dos casos, bem como os casados com pessoas sem crença religiosa.

No entanto, o número de divórcios entre católicos é preocupante e corresponde a cerca de 11 milhões de pessoas nos EUA. Esta estatística é um apelo a um maior trabalho da Igreja, tanto na preparação para o casamento quando no seu acompanhamento.

O Centro de Pesquisa Aplicada ao Apostolado afirmou que o número de pedidos de nulidade matrimonial continua diminuindo nas últimas duas décadas. Em 1990, 1 em cada 4 casais pedia a nulidade, enquanto, em 2011, este número passou a ser de 1 em cada 6 casais.

No entanto, a diminuição dos pedidos de nulidade esteve acompanhada por um descenso ainda maior nos casamentos celebrados na Igreja Católica. Em 2011, segundo o relatório, menos de 8% dos casamentos aconteceram na Igreja.

(Com informações do National Catholic Register)

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.