Jornal vaticano anuncia mudanças no rito do próximo consistório onde serão nomeados 22 novos cardeais

0

A celebração do próximo consistório, que será realizado entre 18 e 19 de fevereiro deste ano, e nomeará 22 novos cardeais, entre os quais o brasileiro Dom João Braz de Aviz, contará com alguns mudanças. Elas foram aprovadas neste final de semana pelo Papa Bento XVI e implicarão em simplificações e revisões de alguns ritos.

Segundo informações da do jornal vaticano L’Osservatore Romano, na oração da coleta e na oração final, por exemplo, serão retomados os versos do rito de 1969, que são, segundo o jornal, mais ricos em conteúdo e provenientes da tradição de ofícios. “As duas preces falam explicitamente dos poderes que o Senhor confiou à Igreja, de modo especial o de Pedro: o Pontífice reza de modo direto por si mesmo, para bem realizar o seu ofício”, diz a publicação.

Outra mudança acontecerá na Proclamação da Palavra de Deus. Ela será encurtada. Além disso, serão unificados os três momentos da nomeação: a imposição do barrete, a entrega do anel cardinalício e a assinatura do título da diaconia. O jornal vaticano informou que com as modificações aprovadas pelo Santo Padre, a distinção entre o consistório público e o secreto não mais será observada e que por isso o Vaticano acho mais coerente ” incluir os três momentos significativos da criação dos novos cardeais no mesmo rito”.

Por fim, o jornal L’Osservatore Romano informa que, apesar de todas as modificações a celebração do Papa com os novos cardeais na missa do dia seguinte será mantida.

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.