O lugar das Novas Comunidades na Igreja

0

O Canção Nova em foco desta semana destaca o lugar das Novas Comunidades na Igreja. O jornalista padre Roger Araújo conversa com Geraldo Aguiar, assessor da Comissão para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A relação entre os leigos e o clero, o Concílio Vaticano II e o diálogo entre o Setor Leigos da CNBB e a Fraternidade Internacional de Comunidades Novas, são temas da conversa. O assessor explica que a Comissão para o Laicato considera importante o diálogo com todas as Expressões Laicais existentes na Igreja.

Padre Roger Araújo – O Concílio Vaticano II deu grande ênfase na participação dos leigos na Igreja. A Comissão para o Laicato da CNBB olha para esses movimentos como resposta ao Concílio Vaticano II?

Geraldo Aguiar – Entendemos que todas essas expressões ou foram fortalecidas ou nasceram a partir do Concílio Vaticano II, na sua diversidade, com seus carismas diferentes, alguns movimentos nasceram antes do Concílio, mas o Vaticano II com sua inspiração, com sua força, pôde retomar o lugar do laicato na vida da Igreja como sujeito eclesial e o Concílio então, fortaleceu muitas iniciativas e expressões laicais e também suscitou muitas novas, como as novas comunidades.

CN Notícias

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.