Relíquias de Dom Bosco deixam a Indonésia e partem para China

0

Jacarta (Segunda-feira, 21-03-2011, Gaudium Press) Em peregrinação pela Indonésia desde o dia 08 de março – quando foram vistas por mais de 3 mil pessoas, em missa de boas vindas – as relíquias de Dom Bosco já estão prestes a se despedir do país asiático. Na próxima sexta, 25, festa da Anunciação, elas embarcam para China. Lá, devem passar por Hong Kong, Macau, Taiwan e a China continental, regiões que formam a província da China para o salesianos.

Enquanto isso, na Austrália, mais especificamente em Melbourne, a estátua de vitroresina, que transporta outras relíquias do padre salesiano, continua sua peregrinação. Já esteve em Chadstone, subúrbio local e agora peregrina pelas regiões norte e oeste da cidade.

A estátua foi confeccionada com o intuito de facilitar a apreciação dos devotos segundo sua tradição cultural. Ela mostra Dom Bosco ao lado de duas crianças, mede 96cm por 86cm de base, tem 1m 60 de altura, pesa 70 quilos e possui, ancorada à base, em caixa-forte, o antebraço de Dom Bosco.

Peregrinação da relíquias
O trajeto das relíquias de São João Bosco teve início em julho de 2009, na Itália, e faz parte da preparação do bicentenário de Dom Bosco (1815-2015). A peregrinação será realizada por 130 países onde existe a presença salesiana e deve ser concluída em Turim no dia 16 de agosto de 2015, data em que serão celebrados os 200 anos de nascimento do santo.

A urna contendo as relíquias traz as datas relativas ao bicentenário gravadas, o escudo da congregação salesiana e o lema carismático que o próprio Dom Bosco tomou para si: “Da mihi animas, coetera tolle” (Dai-me almas, ficai com o resto). Os pilares da urna são adornados com ladrilhos quadrangulares que representam rostos de jovens dos cinco continentes.

Dom Bosco
Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na pequena aldeia dos “Becchi”, no Piemonte, norte da Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena. Aos nove anos teve um sonho que guiou toda a trajetória da sua vida: cuidar da juventude abandonada e pobre.

Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam no Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e, em 1869, fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores.

Dom Bosco é considerado padroeiro da educação e seu sistema, chamado Sistema Preventivo, pode ser aplicado a todas as situações educativas que envolvam crianças e jovens.

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.