Representantes do episcopado da Bolívia, Peru e Chile emitem declaração conjunta após reunião em Santiago de Chile

bispos2

Na quarta-feira passada, 07, representantes dos comitês permanente dos episcopados do Peru, da Bolívia e do Chile emitiram uma declaração conjunta após participarem de uma jornada de reflexão realizada em Santiago, no Chile. Na mensagem, entre outras coisas, os prelados disseram “ter compartilhado dias de fraternidade, reflexão e oração, em um ambiente de comunhão, em que pudemos viver a experiência da ação do Espírito do Senhor que nos faz uno, apesar de termos nacionalidades diferentes”.

As autoridades eclesiais afirmaram também que puderam constatar durante o encontro “a proximidade cultural de nossos respectivos países, apesar das diferenças” e manifestaram sua alegria pela “enorme riqueza da fé de nosso povos e de seus símbolos de esperança”. Do mesmo modo, os bispos expressaram sua alegria pela maior inclusão social dos povos originários e valorizaram as diversas manifestações da piedade popular “que é uma grande fortaleza de fé de nossos povos”.

Os prelados fizeram ainda uma menção particular ao tema do trabalho na região: “Igualmente nos dói a situação de tantos irmãos que não encontram um emprego digno e vivem do trabalho informa, sem reconhecimento de seus direitos sociais, nem a dignidade pessoal que proporcional o trabalho remunerado e justo”.

Ao concluir a declaração, os representantes do episcopado de Chile, Peru e Bolívia destacaram que reiteravam sua opção preferencial pelos jovens, no marco da Missão Continental, “querendo ser uma Igreja com e para os jovens”, que “são chamados a construirem uma América Latina e um mundo de igualdade e fraternidade”.

Gaudium Press

●    ●    ●    ●    ●