Vaticano afasta bispo alemão Franz-Peter Elst após denúncias

0

A Santa Sé informou nesta quarta-feira, 23, que o bispo da diocese de Limburg, na Alemanha, dom Franz-Peter Tebartz-van Elst, foi temporariamente afastado do ministério episcopal. A diocese será administrada pelo vigário geral, padre Stadtdekan Wolfgang Rösch.

bispo-alemao

Segundo denúncias, dom Franz-Peter teria gastado mais de 30 milhões de euros (cerca de 90 milhões de reais) na construção da sede episcopal de Limburg.
O comunicado do Vaticano informa também que após a visita do cardeal Giovanni Lajolo, realizada em setembro passado à diocese, foi criada uma comissão para realizar um “profundo exame das questões da construção da sede episcopal”.
A comissão é composta por alguns bispos da Conferência Episcopal da Alemanha. Após analisar detalhadamente o caso, a comissão informará o Vaticano sobre os gastos da diocese.
O comunicado ressalta que o Papa Francisco está acompanhando de perto as averiguações realizadas na diocese alemã. Na última segunda-feira, 21, dom Franz-Peter foi recebido pelo Pontífice em visita privada no Vaticano.

 

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.