8 instituições católicas disponibilizam mais de 300 mil livros de suas bibliotecas na Internet, em Português.

2

Um catálogo com mais de 300 mil volumes pertencentes a bibliotecas de oito instituições católicas portuguesas estão disponíveis na internet. bibliotecas

O projeto nomeado como “Cesareia”, pretende agregar o máximo de bibliotecas associadas a instituições eclesiais, dioceses, seminários e universidades.

A iniciativa começou a ser executada no início em 2007 e tem como objetivo “partilhar com o público em geral, o patrimônio bibliográfico que na esmagadora maioria dos casos é desconhecido”, afirmou Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI).

Várias instituições já estão no catálogo

O número de instituições que forneceram dados para serem inseridos no catálogo on-line já passou de 20, entre elas está a Biblioteca João Paulo II, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, com mais de 280 mil volumes.

“Outra ambição é unir esforços entre as bibliotecas para nos ajudarmos uns aos outros e o trabalho ser potenciado em rede, já que todas fazem a mesma coisa, confrontam-se com o mesmo tipo de problemas e têm as mesmas necessidades”, declarou a diretora do SNBCI.

Segundo a responsável, existe uma “falta de comunicação entre as instituições” eclesiais. Por isso o projeto “Cesareia” pretende criar condições para que as bibliotecas estejam abertas ao público, além de disponibilizar um técnico e meios informáticos, financiados com o apoio da Fundação do Secretariado Nacional da Educação Cristã.

Agência Ecclesia

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.