Patriarca Gregório III: “Basta! Basta! Chega de guerra na Síria!”

Igreja Greco Católica Melquita proclama 15 de março “Dia de Solidariedade à Síria”. Dia de jejum e oração pela esperança e pela paz.

O Patriarca Gregório III de Antioquia, chefe da Igreja Greco-Católica Melquita unida a Roma, proclamou 15 março como ‘Dia de Solidariedade à Síria’. Nesse mesmo dia, há quatro anos, teve início na cidade síria de Daraa os protestos contra o presidente Bashar Al Assad.

Patriarca-Gregório-IIIA mensagem do Patriarca afirma: “A Quaresma é o caminho da cruz, e nós estamos no quinto ano da Via Crucis de nossos países árabes. Esta é a maior tragédia desde a Segunda Guerra Mundial. Nós não sabemos o que fazer ante a enorme dor que sofre o nosso povo em todas as comunidades cristãs e muçulmanas. Todos sofrem com a pobreza, fome, frio, falta de abrigo, enfermidade. Na dor, somos todos iguais.”

E assim continua o convite de Gregório III para o dia mundial de oração e jejum pela paz na Síria: “Das profundezas de nosso sofrimento e dor na Síria, nos dirigimos a todo o mundo para exclamar junto com o nosso povo que sofre e caminha na sangrenta via da cruz: Basta! Basta! Chega de guerra na Síria! Nós acreditamos no poder da oração e do jejum, por isso convocamos um Dia de Solidariedade à Síria, um dia de jejum e oração pela esperança e pela paz na Síria”.

A Fundação Pontifícia Ajuda a Igreja que Sofre (AIS), que desde o início da guerra leva adiante uma campanha sem precedentes com 6,3 milhões euros, apoia a iniciativa do Patriarca. “Quatro anos de guerra, e a situação de milhões de sírios é catastrófica”, declarou o presidente-executivo da AIS, Johannes Heereman.

“Com o aumento do conflito nos países vizinhos, a situação tornou-se ainda mais desesperadora, pois a atenção da comunidade internacional claramente diminuiu. Por esta razão, oferecemos ajuda de emergência para famílias de Aleppo, Homs, Damasco e outras áreas afetadas. Financiamos alimentos básicos, medicamentos, ajuda para alojamento e custos de aquecimento e eletricidade. Mas o dinheiro apenas alivia a dor; não pode parar a guerra”, disse Heeremann.

Por esta razão, a Ajuda à Igreja que Sofre convida a estender o convite do Papa Francisco de 24 horas de adoração pela paz que ocorrerá dias 13 e 14 de março, incentivando a oração no dia 15 de março pelos cristãos da Síria e do Oriente Médio, pelo fim da guerra e do sofrimento, informou a Fundação da Santa Sé.

Zenit