Síria: núncio Zenari acredita que a trégua está se mantendo e tem confiança no diálogo

0

Dom Mario Zenari comenta o cessar-fogo no país: “Se esta trégua se consolidar, ela deverá levar-nos à mesa de negociações”

“A ONU retomará as conversações de paz em 9 de março”, anunciou hoje o enviado especial das Nações Unidas à Síria, Staffan De Mistura. Nos cinco dias de cessar-fogo, houve algumas violações em Hama, Homs e Aleppo, enquanto prossegue a guerra contra o Estado Islâmico e o presidente Assad promete anistia para os rebeldes que depuserem as armas.

siria

“Eu diria que, no geral, apesar de algumas violações, o cessar-fogo parece estar se mantendo”, disse à Rádio Vaticano o núncio apostólico Mario Zenari. “Todos nós sabemos que é uma trégua muito, muito frágil e complicada. E ela não inclui o EI nem a Frente Nusra”.

No entanto, diz o prelado, “é de se esperar e rezar para que todos os signatários desta trégua sejam conscientes e responsáveis diante desta fragilidade, porque esta trégua, como o papa também mencionou no ângelus, tem que permitir a entrega da ajuda humanitária, em especial para as 450.000 pessoas que vivem nas áreas sitiadas e para os 5 milhões que vivem em áreas de difícil acesso para as operações humanitárias. Se esta trégua se consolidar, ela deverá nos levar ao diálogo e à mesa de negociações”.

Via Zenit

Deixe uma resposta

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, insira seu nome aqui.